A Contax acaba de implantar uma solução de Rede e Comunicação Unificada da Avaya. Foto: Divulgação.

A Contax acaba de implantar em sua unidade operacional em Botafogo, no Rio de Janeiro, uma solução de Rede e Comunicação Unificada (UC) da Avaya. O sistema tem o objetivo de proporcionar ganhos de eficiência de 20%, ao utilizar sistema wireless e lâmpadas de LED em todo o escritório.

O projeto traz ainda um sistema inteligente que inclui segurança da informação no acesso à rede para funcionários e visitantes, além do controle de dados privados da empresa, clientes e prestadores de serviço. 

Com as mudanças, a empresa afirma que foi possível ampliar a plataforma de rede da unidade em um ambiente escalável, com capacidade de entregar resultados eficientes de voz, vídeo e dados. 

Segundo a empresa, a proposta operacional wireless contribui para redução de energia elétrica com utilização de apenas 15% de cabeamento e substituição de todas as lâmpadas convencionais por LED. 

Além disso, é utilizada a filosofia “Hot Desking”, em que vários profissionais utilizam o mesmo espaço, em diferentes momentos, e têm à disposição estações de laptop, gerando economia de energia e melhor aproveitamento do espaço.  

O projeto levou três meses para ser finalizado e utilizou 90% dos recursos já existentes na unidade, como infraestrutura e sistema de voz. Softphones foram adaptados aos laptops dos operadores de atendimento, via wireless, eliminado a necessidade de instalação de telefones convencionais. 

A partir da implantação da infraestrutura de base de dados, as chamadas são recebidas em diferentes pontos da rede corporativa ou externa, por meio de um único login, utilizando ramal via web ou celular. 

Atualmente, a rede da unidade da Contax em Botafogo possui 200 usuários wireless, cada um com capacidade para conectar até quatro dispositivos móveis. Os usuários conseguem se registrar por ramal, pelo celular e utilizando o tráfego via internet.

A Contax oferece soluções em contact center, BPO e TI. São cerca de 60 mil profissionais atuando no Brasil, Argentina, Colômbia e Peru, além dos serviços offshore desenvolvidos para outros seis países.  

No ano passado, a Contax investiu R$ 100 milhões em um projeto de implementação de tecnologia da Avaya. Na época, a empresa divulgou que o objetivo da plataforma multicanal NGR seria aumentar o nível de satisfação do consumidor e a produtividade da operação em cerca de 20%.

O projeto concentrou todas as informações em dois data centers redundantes com armazenamento em nuvem. O intuito era retirar a necessidade de implantar sistemas independentes em cada unidade do grupo Contax.