O NX 10 estará disponível em dezembro. Foto: AR Pictures/Shutterstock.com

A última versão do software NX (NX 10) da Siemens inclui novos recursos que proporcionam melhoria no desenvolvimento de produtos e até três vezes maior produtividade. Novas ferramentas como a solução de desenvolvimento de conceito 2D tornam mais rápida e mais fácil a criação de projetos.

A ferramenta traz melhorias para o software NX Realize Shape, uma subdivisão de ambiente de modelagem integrada, dando aos projetistas mais flexibilidade para produzir peças únicas. 

Uma nova interface opcional sensível ao toque oferece acesso expandido a todos os recursos de projeto do NX, além de maior integração com o software de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) por meio do ambiente Active Workspace da Siemens, reduzindo o tempo gasto na procura de informações sobre o produto. 

O NX 10 também conta com várias melhorias em todas soluções CAD / CAM / CAE.

“O NX 10 continua a aprimorar seus recursos de funcionalidade robusta e de fácil utilização que os clientes precisam para gerenciar a crescente complexidade dos projetos de produtos”, disse Jim Rusk, vice-presidente sênior de software de engenharia de produtos da Siemens PLM Software. 

O aumento da complexidade do produto faz o modelo 3D ser o método preferido de projeto de produto pelo mundo. Porém, em algumas indústrias, incluindo as de máquinas e eletrônicos complexos, é mais fácil e rápido criar layouts iniciais do projeto no modelo 2D.

A nova solução de desenvolvimento em 2D permite que os projetistas explorem estes conceitos para a criação de novos projetos com até três vezes mais rapidez. Uma vez que o projeto é concluído, ele pode facilmente ser transportado para o 3D para concluir o modelo. 

As melhorias da solução NX Realize Shape dão aos projetistas mais controle do que a modelagem geométrica para produzir produtos com formatos altamente estilizados ou superfícies complexas. 

O NX Realize Shape é baseado em um modelo de subdivisão, uma aproximação matemática para a criação de geometria 3D com formatos suaves e fluidos, pioneiro na indústria do entretenimento. A ferramenta é integrada ao NX, o que ajuda a reduzir o tempo de desenvolvimento do produto ao eliminar os vários passos necessários quando se utiliza diferentes ferramentas para um projeto de formato livre e um desenvolvimento de engenharia.

A nova interface opcional sensível ao toque do NX 10 ainda traz a flexibilidade de acessar o NX em tablets que executam sistemas operacionais Windows. 

Combinando o aperfeiçoamento do acesso do NX com a estreita integração do PLM por meio do Active Workspace, a interface inovadora para o software do Teamcenter da Siemens permite que os usuários encontrem informações relevantes rapidamente, mesmo que por várias fontes externas de dados.

O NX 10 tem uma série de melhorias adicionais CAD/CAM/CAE, incluindo o novo ambiente multifísico NX CAE, que aumenta significativamente a integração de simulação, ligando dois ou mais solvers para agilizar o processo de realização de simulações complexas.

O ambiente multifísico dá uma visão consistente para a realização de simulações multifísicas para que os engenheiros possam facilmente construir soluções acopladas à mesma malha usando elementos comuns, propriedades, condições limite além de controles e opções do solver.

As novas capacidades específicas para a indústria do NX CAM auxiliam os engenheiros a programar mais rápido e a produzir peças de qualidade superior. As novas estratégias automaticamente se ajustam à geometria da peça para permitir melhores moldes e matrizes de usinagem. 

Novas capacidades de programação de inspeção automatizadas em NX CMM permitem o uso de PMI (Product Information Manufacturing) para criar caminhos de varredura de inspeção. Isso ajuda a acelerar significativamente o processo de inspeção em comparação com o método de ponto de contato disponível atualmente.

O NX 10 também inclui novos recursos de projeto da linha de produção para a fabricação de montagem de automóveis. A nova aplicação da linha de projeto possibilita aos engenheiros projetarem e visualizarem layouts de linhas de produção do NX e utilizarem o software Teamcenter e Tecnomatix para gerenciar os projetos, validar e otimizar os processos de fabricação.

O NX 10 estará disponível em dezembro.