Carlos Japiassu.

Carlos Japiassu, ex-diretor de operações da Softtek, acaba de assumir o cargo de diretor de AMS na BCI, consultoria SAP sediada em São Paulo.

AMS no caso é a sigla em inglês para serviço de gerenciamento de aplicações, um tipo de contrato pelo qual empresas terceirizam parcialmente o cuidado com seus sistemas que é um grande filão para consultorias SAP, por oferecer receita assegurada.

Japiassu passou 12 anos na Sofftek, atuando nos últimos cinco na área de AMS da multinacional mexicana, liderando um time de 400 colaboradores nas cidades de São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

No período, o executivo trabalhou junto com o atual co-CEO da BCI, André Leite, que foi diretor executivo na Softtek, por 16 anos entre 1996 e 2012.

O profissional também trabalhou na área dentro da Politec, entre 2005 e 2007, antes da empresa ser comprada pela espanhola Indra, em 2011.

Japiassu está chegando no time em um momento em que a BCI, como outras consultorias, está tendo que se virar para seguir fechando negócios e fazendo entregas em meio ao coronavírus.

Entre março e julho a empresa ficou em home office, período no qual fechou três novos contratos para a área de AMS nas empresas Mineração, Cromex, Mangels e Itatiaia.

A BCI também fez quatro go lives do sistema de gestão S/4 Hana (Gencau, Florend/Cacau Noir, Miba Sinter e Cromex), além de dois rollouts na versão ECC para na Boehringer Ingelheim México e Porto Rico.

“Em situações difíceis, aprendemos coisas novas. Derrubamos paradigmas e reforçamos nossa governança, criando uma capacidade permanente de executar projetos híbridos e com consultores em outros países, sem a rigidez da premissa de um time full-time em cada cliente”, afirma André Leite, Sócio e Co-CEO da BCI Consulting.

A BCI Consulting possui contratos ativos com 70 empresas no Brasil entre projetos, AMS e enterprise support.

A empresa é argentina, mas a operação aberta no Brasil em 2016 já representa 60% do resultado da companhia.

No ano passado, a empresa teve uma receita de R$ 60 milhões no país, uma alta de 39% frente aos resultados de 2018.

A BCI Consulting chegou no Brasil por meio da compra da Spektrum, uma parceria SAP com sede em São Carlos, no interior paulista. 

A empresa abriu uma operação em São Paulo, sob o comando de André Leite, ex-diretor executivo da Sonda IT, uma das grandes parceiras SAP no país. Leite se tornou sócio da empresa e co-CEO.