Repositório digital da Ufrgs é melhor da América Latina no Ranking Web of Repositories. Foto: divulgação

O Lume, repositório digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é o melhor repositório do Brasil e da América Latina, segundo o Ranking Web of Repositories.

O objetivo do ranking, publicado semestralmente por um órgão ligado ao ligado ao Ministério da Educação da Espanha, é valorizar as iniciativas de promoção de acesso livre às publicações científicas e acadêmicas.

A universidade federal gaúcha saltou da sexta posição na contagem latino-americana e é uma das quatro brasileiras no top 10, junto com a UFSC (10º), a UFPR (8º) e a USP (6º).

A diferença é que a Ufrgs é melhor colocada em nível mundial, ficando na vigésima posição, enquanto as demais brasileiras ficam todas abaixo da sexagéssima.

A lista geral inclui 1.650 repositórios temáticos e institucionais.

Confira os números do Lume em 2013
- 3.652 documentos do Acervo do Centro de Memória do Esporte e Acervo fotográfico do Instituto de Física, Museu Universitário e da Secretaria do Patrimônio Histórico;

- 27.495 trabalhos completos e resumos apresentados em eventos institucionais promovidos pela Ufrgs;

- 22.252 da Produção intelectual institucional, dos quais: 6.424 artigos de periódicos; 141 livros e capítulos de livros; 139 patentes; 15.548 trabalhos de eventos;

- 19.079 Teses e dissertações;

- 10.483 trabalhos acadêmicos e técnicos, dos quais: 2.239 Trabalhos de conclusão de curso de especialização; 8.244 Trabalhos de conclusão de curso de graduação.