Rede tem mais de mais de 7 mil postos de combustíveis no Brasil. Foto: divulgação.
A Ipiranga, uma das maiores empresas brasileiras de distribuição de combustível e de varejo, adotou a solução SAP Qualtrics Remote Work Pulse para monitorar os funcionários que precisaram realizar adaptações em suas rotinas e processos por conta da pandemia.
Segundo a empresa, a área de comunicação e engajamento de pessoal foi responsável pela implementação da ferramenta, que foi disponibilizada pela SAP por 90 dias sem custos para as empresas, clientes ou não, no enfrentamento da Covid-19.
Com a necessidade de distanciamento social, a Ipiranga destinou cerca de 1,5 mil profissionais das áreas administrativa e comercial para o trabalho em home office.
Já os profissionais da área operacional, atuantes nos serviços considerados essenciais, precisaram se adequar às alterações realizadas nas centrais de distribuição, operação das bases e no transporte de suprimentos.
Com o Qualtrics, a Ipiranga enviou duas pesquisas para toda a base de funcionários, considerando os dois grupos com realidades distintas, com o intuito de avaliar as medidas adotadas pela empresa e mapear dificuldades para poder aprimorar as iniciativas.
De acordo com a companhia, os estudos foram totalmente anônimos, permitindo que os funcionários expressassem seu estado emocional e o nível de satisfação com as condições de trabalho sem qualquer possibilidade de identificação.
As pesquisas alcançaram um índice de respostas de 80%, o que, segundo a empresa, permitiu entender rapidamente as demandas dos colaboradores e tomar as decisões necessárias para continuidade da operação diante das mudanças não planejadas.
Com as informações, a Ipiranga está avaliando adequar processos relacionados à comunicação, produtividade, infraestrutura e ações de apoio à saúde física e mental dos colaboradores.