Unifor está instalada em um campus de 720 mil m². Foto: Divulgação.

A Universidade de Fortaleza (Unifor) adquiriu um pacote de soluções da Dell que permitiu ampliar em 30% a performance tecnológica da instituição e garantiu capacidade e escalabilidade para viabilizar os cursos a distância, que passarão a ser ofertados em 2014.

Para suportar o crescimento do volume de dados, uma estrutura híbrida de storage também está em implementação e aumentará a capacidade de armazenamento em cerca de 200%.

Com o crescimento da instituição fundada em 1973, surgiu a necessidade de uma TI escalável que servisse como ponto de integração entre alunos, funcionários e professores e viabilizasse o tráfego de dados como conteúdos didáticos, processos acadêmicos e administrativos. 

Para atender a essas demandas, a Unifor padronizou seu ambiente tecnológico com a solução Dell EqualLogic, com cinco equipamentos de storage PS6110 10 Gbps e um Compellent 40 Series. 

Para o processamento dos dados, a universidade fez a aquisição de 38 servidores Dell PowerEdge, dos quais 16 já na linha 12G (12ª geração), além de 1,5 mil desktops Optiplex.

Essa nova infraestrutura de TI resultou em 30% de aumento na performance do ambiente de TI e mais agilidade no acesso às informações pelos alunos e funcionários da Unifor. 

O atual projeto de TI, que tem como meta viabilizar o ensino a distância na instituição, deve continuar até o final de 2014.

Um dos desafios da equipe de TI da Unifor sempre foi o gerenciamento das unidades de armazenamento de dados, distribuídas pelas faculdades do campus.

“Observamos que a perda de tempo no gerenciamento era enorme, no passado. Hoje contamos com um sistema muito mais automatizado e simples de operar e gerenciar”, afirma Alexandre Bastos, coordenador de Infraestrutura e Suporte da Unifor.

Em sua infraestrutura de armazenamento, a solução da Dell promoveu redução de custos ao adotar um sistema híbrido, a partir de unidades de disco em estado sólido (SSD), combinadas com discos rígidos em velocidades diferentes. 

Essas soluções permite, que os dados que demandam um maior número de acessos sejam automaticamente armazenados em discos localizados mais no front office do sistema e os  arquivos de menor acesso, no backoffice, em unidades de maior volume de dados e de menor velocidade de leitura e escrita.

“Ao agrupar automaticamente os dados, armazenando-os em unidades distintas, de acordo com a demanda, e por tiers, conseguimos reduzir o tempo de resposta e atender aos nossos usuários com maior eficiência e rapidez”, declara Bastos.

Além do desafio constante para viabilizar a comunicação pela internet de forma ininterrupta entre os mais de 40 mil usuários da instituição, alunos, funcionários e colaboradores, conectados na rede interna diariamente, a universidade também enfrenta momentos de picos como no período do vestibular e de matrículas, nos quais os novos alunos disputam os dados do site com a comunidade Unifor. 

Essas situações, que demandam alta escalabilidade do sistema, estão sendo resolvidas pelas soluções.

“Anteriormente nossa infraestrutura suportava até seis alunos em processo de matrícula por segundo, e a partir da nova solução pudemos expandir nossa performance em 30%”, descreve o coordenador de infraestrutura e suporte da Unifor.

A Unifor está instalada em um campus de 720 mil metros quadrados, que inclui cerca de 300 salas de aula e mais de 230 laboratórios especializados. O corpo docente é composto por mais de 1,2 mil professores.

No mais recente vestibular realizado pela instituição, em maio, mais de 8 mil candidatos concorreram a 3.512 vagas ofertadas em 40 cursos.