Capital é chave para o sucesso. Foto: Pexels.

Todo o negócio empreendedor começou, um dia, por ser somente uma boa ideia. Transformar uma ideia num caso de sucesso, no entanto, é algo que, muitas vezes, implica uma boa dose de inovação e um investimento inicial, o que implica que exista acesso a formas de financiamento. Devido às dificuldades que muitas pessoas sentem em conseguir empréstimos, a busca de alternativas leva muitos empreendedores a optar pelo crowdfunding. Mas, afinal, como pode criar-se uma campanha eficaz de crowdfunding? Venha descobrir as melhores dicas.

As histórias dos empreendedores são todas diferentes mas, a dado momento, algo comum que marca seu começo é a ideia. Tudo começa com uma ideia com potencial que necessita de apoio financeiro para poder transformar-se em algo mais.

As ideias têm sido comuns e o aumento de empresas digitais demonstra isso mesmo. Inovadoras e vanguardistas, muitas das empresas online que encontramos precisaram, provavelmente como você precisa agora, de conquistar um financiamento para transformar sua ideia numa marca.

Ainda que o objetivo a longo prazo seja conseguir aplicar as melhores idéias para renda recorrente, primeiramente será necessário pensar como dar o pontapé de saída para poder transformar uma ideia num projeto viável.

A economia brasileira, como sabemos, cria algumas dificuldades no acesso a determinados tipos de financiamento, já que as comissões e taxas de juro podem ser demasiado elevadas para que um empreendedor consiga, principalmente no começo do negócio, cumprir suas obrigações.

Assim, cada vez mais, os novos empreendedores digitais olham para o próprio mundo tecnológico, buscando alternativas de financiamento que possam viabilizar sua ideia e ajudar a construir sua empresa online.

O crowdfunding, ou financiamento coletivo, é uma forma de conquistar fundos para iniciar este tipo de empresa. Este tipo de financiamento acontece junto dos núcleos de amigos, pares e seguidores do mundo online, mediante a apresentação do projeto ou ideia. Muitas vezes, associado ao pedido de ajuda econômica, está a oferta de vantagens relacionadas com a ideia que se apresenta (como, por exemplo, descontos em produtos ou brindes).

Saiba como pode criar uma campanha de crowdfunding eficaz, que lance seu negócio rumo ao sucesso.

1. Aumente sua rede de contactos

Uma vez que o crowdfunding se trata de um financiamento coletivo, terá toda a vantagem em alargar a sua rede de contactos antes de iniciar a campanha. Quanto mais seguidores tiver nas suas redes sociais, maior será o retorno financeiro que poderá obter através do financiamento coletivo.

Assim, procure usar redes como o Facebook e o Instagram para reunir as pessoas que conhece e lhes apresentar a sua ideia, com o pedido de financiamento. Terá melhores resultados ao aumentar esta rede.

2. Crie um plano de negócios e apresente-o

Por melhor que seja a sua ideia, deve recordar-se de que as pessoas que irão ver o crowdfunding não a conhecem ainda. Assim, a comunicação desta ideia é um ponto fundamental para que obtenha bons resultados.

Pense sobre a ideia e a forma como deseja transformá-la em realidade e crie um plano de negócios simples e fácil de apresentar. Esta será a sua forma de explicar aos seus financiadores como o projeto tem potencial e as razões pelas quais necessita do financiamento para começar o caminho para o sucesso.

Quanto mais estruturada for esta comunicação, mais simples será, para os financiadores, entenderem os motivos para investir na sua ideia.

3. Esteja presente nas redes

Será muito complexo criar uma campanha de sucesso sem que você esteja presente no mundo digital e, por isso, recomendamos fortemente que você tenha contas nas redes sociais e esteja contactável por vias como o WhatsApp.

Se manter online e em contacto com os investidores pode ajudar a melhorar bastante o resultado de seu crowdfunding.

Além de abrir estes canais de comunicação, você deve ainda estar disposto a ouvir as ideias dos investidores e perceber se estas podem valorizar sua ideia inicial de alguma forma. Isso poderá melhorar seu projeto e dar aos investidores a sensação de parceria, o que cria uma motivação positiva.

4. Apresente um plano financeiro

De quanto dinheiro precisa e para quê? Essa é a questão a que você deve responder, apresentando um orçamento que mostre que você tem um plano financeiro definido e que o dinheiro investido pelos demais tem um propósito concreto.

Não precisará de justificar de forma pormenorizada todos os locais onde irá gastar o dinheiro mas, ainda assim, é importante que explique o valor pedido, para que os investidores possam compreender qual o fundamento do pedido.

5. Tenha ofertas associadas ao investimento

Sem oferecer nada que seja inviável para si ou para a sua empresa embrionária, deve também oferecer algumas vantagens aos investidores, de forma a valorizar o investimento.

Muitas vezes, este tipo de ofertas não passam de algo simbólico como uma dedicatória ou um pequeno desconto mas, ainda assim, criam no investidor uma sensação de maior proximidade com o negócio e motivam a sua ação.