Fernando Galender e Robson Dal Fiol. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A AdTrade, empresa de serviços e tecnologia para publicidade online, é a terceira startup brasileira a receber aporte da alemã Project A Ventures no Brasil. O valor investido foi de R$ 1 milhão.

Fundada no início de julho desse ano por Fernando Mifano Galender e Robson Del Fiol, a startup utiliza plataforma Appnexus e algoritmos de análise de performance para gerenciar orçamentos de campanhas de display, retargeting, Facebook e Youtube em diferentes dispositivos para seus clientes.

Com estes dados, a empresa auxilia anunciantes no formato Real Time Bidding, modalidade de publicidade online que exige decisões em tempo real e já representa 20% do mercado norte-americano.

No entanto, de acordo com Galender, o Brasil ainda tem muito a crescer neste segmento, que não forma nem 1% da propaganda online no país. Para o executivo, o RTB é para o mercado publicitário o que foi a modernização da bolsa de valores para o mercado de capitais.

“Essa tecnologia simplifica o processo de compra e venda de espaços publicitários online e permite que o anunciante segmente seu público com base em comportamento, interesses e dados geo-demográficos. Assim, o anunciante pode trabalhar branding e performance, otimizando o retorno sobre o investimento”, explica.

Com esta nova proposta, a startup quer uma fatia do mercado nacional, que já é o 5º maior do mundio, com investimentos que somam mais de US$ 22 bilhões. De acordo com relatório da eMarketer, a fatia da publicidade online representará mais de US$ 3 bilhões no próximo ano.

“A internet é a mídia que mais cresceu no último ano e o cenário todo é muito animador, principalmente com as empresas se preparando para aproveitar o momento da Copa do Mundo no ano que vem”, afirma Del Fiol.

Fundada em Berlim, mas no Brasil desde 2012, a Project A Ventures tem uma meta de investir em 15 novos negócios até o fim de 2014, atuando como "company builder", que engloba venture capital e desenvolvimento de empreendimentos.

Contando com um budget de de €50 milhões para participar do desenvolvimento do ecossistema de internet e mobile no país, a empresa conta por enquanto com duas startups em seu portfólio brasileiro, a Natue, e-commerce de produtos naturais, e a Epicerie, comércio eletrônico de vinhos.