Cotrijal migra para Oracle 11g. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Cotrijal, cooperativa agropecuária e industrial localizada no interior do Rio Grande do Sul, migrou seu banco de dados para Oracle 11g R2 com Data Guard, com o apoio da Advanced IT.

Com a solução, que inclui licenciamento de produtos Oracle e serviços da Advanced, a Cotrijal passou de um ambiente com um servidor de banco de dados para uma configuração com três máquinas, sendo uma de produção, outra de desenvolvimento/homologação e outra de contingência.

O upgrade trouxe níveis de segurança elevados e maior disponibilidade, com espaço para armazenamento e a contingência, que garante a continuidade dos serviços via Oracle Data Guard. O projeto teve duração de 3 semanas e encerrou-se em agosto.

De acordo com a Cotrijal, a nova aplicação aperfeiçoou o tempo de resposta em tarefas como carga de dados, processamento de relatórios e criação de objetos na base de dados, tais como, Materialized View e de tabelas.

Processos como a geração de balancete da companhia, que antes demorava 11 minutos, passou a ser concluído em 3 minutos após a migração, uma economia de 72% no tempo da tarefa. Outros processos do ambiente, como rotinas contábeis, tiveram aumentos de performance de até 87%.

Além das melhorias apontadas, o projeto de contingência e migração de banco de dados contribuiu para a modernização do ambiente de banco de dados da Cotrijal, que utiliza o sistema operacional Solaris 11.

Segundo Quirino D'Agostin, gestor de TI da cooperativa, o processo de migração de data center coincidiu com a migração do servidor de produção da empresa.

"O trabalho se desenvolveu conforme planejado e dentro da data que havíamos definido, foi feita a migração. A parceria com a Advanced IT tem nos dado muita tranquilidade na execução dos processos que envolvem ferramentas da Oracle." afirma D'Agostin.

Fundada em 1957 por produtores rurais em Não-Me-Toque, a Cotrijal dá suporte aos agricultores e suas comunidades promovendo acesso à informação e tecnologia.

Com uma área de atuação que compreende 14 municípios do interior do Rio Grande do Sul, as principais unidades estratégicas de negócio da Cotrijal são a de grãos e de produção animal.