Alvaro Fakredim, sub-secretário da Contadoria e Auditoria Geral do Estado. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini.

Técnicos da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs), desenvolveram o Pilas R$, app que está disponível para download desde quarta-feira, 05.

Na ferramenta, é possível acompanhar os principais gastos do estado do Rio Grande do Sul. O serviço está disponível para sistema Android e iOS.

“O Pilas R$ vem para auxiliar a sociedade de forma simples, clara e direta com dados robustos e certificados pelo Cage. O aplicativo permite cerca de 100 milhões de possibilidades de informações ao cidadão. É a transparência e a cidadania em suas mãos”, salientou o sub-secretário da Contadoria e Auditoria Geral do Estado (Cage), Alvaro Fakredim.

A partir do Portal da Transparência, o app apresenta informações de 304 mil servidores públicos, 63 mil empresas fornecedoras e mais de 130 mil pessoas que prestam ou prestaram serviços ao estado.

No aplicativo, o usuário pode fazer a consulta das Despesas e das Receitas do Estado, acessando informações divididas em Poderes, Órgãos, Áreas, Fornecedores, Servidores Públicos, Diárias e Informações de Tributos ou Receitas Recolhidas. 

As áreas de dados disponíveis no aplicativo são aquelas mais pesquisadas pelos usuários do Portal da Transparência em 2015 e início de 2016.

Para novas atualizações da ferramenta, a intenção é ampliar as possibilidades de pesquisa, incluindo, por exemplo, a performance do estado em relação às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).