Márcio Miorelli. Foto: divulgação.

A portoalegrense Advanced IT, canal revendedor Oracle no Rio Grande do Sul, pretende triplicar a participação de sua oferta de serviços, focando também na parte de software como serviço (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS).

A mudança vem no rastro do anúncio realizado pela multinacional na semana passada, durante o Oracle Open World 2014, evento realizado pela empresa em San Francisco.

Para Márcio Luis Miorelli, presidente da Advanced, a companhia vai acompanhar o novo direcionamento da Oracle, aumentando o foco em cloud. O primeiro passo para a companhia é fazer as provas e certificações para iniciar a oferta.

"Já iniciamos conversas com diversos clientes sobre as novas soluções e muitos CIOs já demonstraram interesse em soluções na nuvem. Na linha de tecnologia as soluções que possibilitem utilização de banco de dados e de ambiente de middleware para aplicações de processamento que exija alta performance. Além disso as soluções de BI como serviço, que deverão possibilitar a expansão do uso de BI, deverão ter uma boa aceitação", destacou.

Para completar, Miorelli afirma que na linha de aplicativos, as soluções de planejamento e controle orçamentário, CRM, recursos humanos e gestão de talentosdeverão ser bem recebidas.

"Com o foco em serviços, estaremos acompanhando uma tendência de mercado e dando opções aos nossos clientes. Temos clientes que estão muito bem servidos com os produtos mas que querem analisar novas alternativas em cloud, e já temos clientes novos procurando entender melhor as ofertas", destacou Miorelli, que esteve no evento nos EUA.

De acordo com o executivo, em todas as edições do Open World, Larry Ellison, fundador da Oracle e atual CTO da empresa, apresenta uma novidade para o mercado. Ao contrário de muitos analistas, Miorelli acredita que a marca intensificou sua oferta SaaS no momento certo.

"Este era o produto que faltava para a Oracle e a companhia esperou o momento certo para fazer esse anúncio. Esperamos que ele passe a compor até 30% do faturamento da empresa nos próximos anos", avaliou o executivo.

Embora não divulgue valores consolidados de faturamento, Miorelli destacou que o valor de vendas da Advanced chegou a R$ 20 milhões em 2013. Deste bolo, a receita vinda de serviços não chegou a 10%.

"Até hoje, basicamente nosso portifólio de serviços era na parte de backup e gerenciamento de banco de dados, assim como poucos contratos de aluguel de equipamentos. Agora vamos expandir esta oferta", afirmou o executivo.

Segundo dados divulgados no final de 2013, a divisão de Infraestrutura da Advanced IT faz a gestão de 35 Tb de dados em mais de 200 bancos de dados Oracle e SQL Server de seus clientes – o equivalente a uma biblioteca de 21,9 milhões de volumes, aproximadamente.

Com 18 anos de mercado e mais de 80 funcionários em sua unidade na capital gaúcha, a Advanced IT atende atualmente cerca de 100 clientes, com foco nas regiões Sul e Sudeste.

* Leandro Souza cobriu o Oracle Open World em San Francisco à convite da Oracle.