Ana Claudia Pilhal. Foto: divulgação.
Em setembro do ano passado, a Cisco chamou a atenção ao entrar na lista das empresas conveniadas ao Cartão BNDES, iniciativa do governo federal para estimular a compra de equipamentos tecnológicos através de financiamento. Uma das primeiras multinacionais a fazer parte do programa, a empresa registrou crescimento em pouco menos de um ano, focando principalmente empresas e canais de menor porte.
A adesão ao modelo fez parte de uma mudança de foco da fabricante, que investiu em trazer a fabricação de seus produtos localmente (em Sorocaba), barateando custos e levando seus equipamentos para PMEs.
"Cheguei na Cisco em 2012 e estamos liderando um processo que é de levar as tecnologias da empresa para uma fatia de mercado que não via a Cisco como uma marca acessível", afirma Ana Claudia Pilhal, diretora comercial da Cisco no Brasil.
Um exemplo citado pela fabricante é o da BestMarket, maior revendodora dos produtos Cisco via e-commerce no país. Embora a empresa não abra valores, atualmente a venda pelo cartão já corresponde a 50% das vendas financiadas pelo canal.
"Vale considerar que esta é uma receita que é contabilizada como ganho adicional à receita da empresa no país", destaca a executiva, sem dar números sobre a representatividade destas vendas.
No mercado de roteadores, segundo pesquisa do Baguete feito no site do Cartão BNDES, a Cisco puxou a frente das multinacionais em sua entrada direta no programa. Multinacionais rivais como VMware, Huawei, IBM, Dell, entre outras, não tem seu nome diretamente listado entre os fornecedores.
Segundo números da própria empresa, a proposta já rendeu resultados. Em três anos, o share ocupado pelas PMEs no faturamento da Cisco no mercado nacional saltou de 3% para 17%.
O potencial é grande. De acordo com informações do próprio banco de fomento divulgadas no ano passado, são 620 mil o número de empresas portadoras do cartão, enquanto, no Brasil, existem 9 milhões de micro e pequenas.
Além disso, com o Cartão BNDES, a empresa investiu em expandir sua atuação para regiões mais afastadas do eixo Rio-São Paulo e outras capitais mais destacadas.