Um leito, um tablet. Foto: divulgação.

O Hospital Nossa Senhora das Graças, localizado em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, iniciou um projeto piloto para a utilização de uma solução de prontuário eletrônico móvel da Totvs.

O projeto, que coloca um tablet na beira dos leitos dos pacientes, já está em fase de treinamento dos usuários, permite que o corpo clínico e assistencial realize todos os registros enquanto ainda está em atendimento, utilizando um dispositivo móvel. 

Com a leitura do código de barras na pulseira do paciente, o sistema o identifica e cadastra todas as suas informações, incluindo a medicação que será administrada, o horário e a dosagem.

A ferramenta confere cinco informações fundamentais para o trabalho dos enfermeiros a respeito da correção do paciente, do medicamento, da dosagem, da via de administração e do horário.

A nova solução funciona integrada a outros softwares da Totvs usados no hospital, cobrindo desde o registro correto do paciente no check-in, até o controle de  estoque de medicamentos, passando pelo  o processo de prescrição médica e as funções de backoffice.

“O sistema da Totvs especialista no segmento de Saúde é o espelho do que uma instituição hospitalar necessita, pois tem em seu escopo o mesmo desenho das nossas rotinas e processos específico”, explica Marlis Bergmann, superintendente do Hospital Nossa Senhora das Graças.

O Nossa Senhora das Graças é referência para mais de 34 municípios, com uma capacidade de realizar 1.100 internações e 800 cirurgias por mês. A entidade prevê faturamento de R$ 100 milhões em 2014.