Empresa tem sede em Franca, no interior de São Paulo. Foto: divulgação.

A Com4 Data Center, sediada no interior de São Paulo, apostou na Nutanix HCI, solução de hiperconvergência da Nutanix, para otimizar o provisionamento e acelerar a automação do ambiente virtual.

Mesmo com outras soluções tradicionais funcionando no data center, a empresa incluiu a Nutanix à sua lista de fornecedores em 2019, adquirindo um cluster inicial com cinco nós e utilizando a solução Acropolis Hypervisor (AHV).

“Notei que a Nutanix se destacava no mercado e comprei a ideia porque minha área de atuação sempre exige inovação. Como somos fornecedores para diversos nichos de negócios, precisamos de margem e confiabilidade na nossa plataforma”, conta Paulo Henrique Ferreira, CEO e fundador do Com4 Data Center.

Segundo a empresa, isso permitiu ganhos em simplicidade na operação, melhor gerenciamento de plataforma, hiperconvergência, facilidade na criação e provisionamento de máquinas e a automatização de atividades antes executadas manualmente.

Anteriormente, o desenvolvimento das estruturas demorava cerca de seis meses, agora são 24 horas com a economia de dezenas de linhas de programação.

Os novos equipamentos também aceleraram os ciclos de backup, que antes duravam cerca de 17 horas e agora são realizados em duas.

De acordo com a empresa, todos esses aspectos são cruciais para um data center, pois parar não é uma opção, sobretudo quando várias outras empresas dependem dele – em especial as que demandam alta disponibilidade, como hospitais que atendem em sua região. 

“Sermos escolhidos para apoiar a infraestrutura de TI de organizações que desempenham um papel tão essencial em nossa sociedade só nos encoraja a continuar nossa busca para desenvolver soluções cada vez mais confiáveis”, destaca Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix Brasil. 

Além disso, a Nutanix afirma que a AHV permitiu um rápido retorno sobre o investimento por ser integrada e não possuir custos de licenciamento. Com isso, os gestores da Com4 puderam realocar os funcionários para atividades mais estratégicas, desenvolvendo novos produtos.

Fundada em 1998, a Com4 Data Center tem sede em Franca, cidade com cerca de 353 mil habitantes localizada no interior de São Paulo. 

Com 1.250m² de área construída, a empresa oferece serviços como cloud computing, colocation, hosting, migração de aplicações, consultoria em projetos especiais, planejamento e implantação de projetos.

Já a americana Nutanix foi fundada em 2009. Listada na Nasdaq, teve receita de US$ 1,2 bilhão no ano passado.