Foto: flickr.com/photos/textlad

Tamanho da fonte: -A+A

A Nokia está tentando uma nova estratégia para reerguer seus negócios, em alternativa à parceria com a Microsoft, que lançou recentemente o Lumia, um smartphone top de linha.

No portfólio, a finlandesa tem agora seus primeiros modelos de celular dotados de telas sensíveis ao toque dirigidos ao segmento de baixo custo, voltada especialmente aos mercados emergentes - incluindo o Brasil.

Analistas da Strategy Analytics estimam que 105 milhões de aparelhos desse segmento tenham sido vendidos no mundo em 2011, e que a demanda por eles seja especialmente forte nos mercados emergentes.

“A Nokia precisava urgentemente desse tipo de produto para os mercados emergentes, onde a rival Samsung oferece modelos de baixo preço equipados com telas de toque, como o Star, desde junho de 2009”, afirmou Ben Wood, diretor de pesquisa da CCS Insight, à Reuters.

A Nokia anunciou na quarta-feira que o modelo Asha 305 chegaria às lojas este mês ao preço de US$ 79, excluindo subsídios e impostos.

Os modelos Asha 306 e Asha 311 chegarão ao mercado no próximo trimestre.

“Nos modelos básicos, o segundo trimestre pode continuar difícil para a Nokia, mas prevejo melhora a partir do terceiro trimestre”, disse Sami Sarkanies, analista da Nordea.

A Nokia anteriormente não oferecia modelos com tela de toque fora do setor de celulares inteligentes. Os novos aparelhos concorrerão com os modelos Android mais baratos oferecidos por fabricantes como a Huawei , ZTEe Samsung.

Em 2011, segundo dados do Gartner, a Nokia recuou de 28,9% para 23,8% de participação no mercado de celulares inteligentes.

Mesmo que ainda esteja no topo do mercado, a Nokia é a emaçada pela Samsung (17,7%), Apple (5%, quase o dobro obtido em 2010) e pela chinesa ZTE, com mudança de 1,9% para 3,2% de share no ranking do Gartner.

NO BRASIL
Com chegada prevista ao Brasil no próximo trimestre, o Nokia Asha 311 traz de forma compacta todas as características procuradas por um usuário que deseja conexão e performance.

Tela capacitiva brilhante de 3 polegadas com vidro resistente a riscos,  Wi-Fi, BlueTooth, câmera de 3.2 megapixels, mapas e o jogo Angry Birds (até o nível 15) pré-instalados são alguns recursos.

Já o Nokia Asha 305 é um celular com dois chips com a  tecnologia “Troca rápida de chips”.

Sua tela é de 3polegadas, possui câmera de 2 megapixels, Nokia Mapas com favoritos e rotas, Navegador Nokia, Bluetooth, além de e-mail, redes sociais e a disponibilidade de 40 jogos EA para download na Loja de aplicativos da Nokia. A previsão de chegada ao Brasil é julho.

Sem data prevista no país, o Nokia Asha 306 possui todas as qualidades do Asha 305 e ainda oferece conexão a rede sem fio e suporte streaming de vídeo por meio de GPRS e WLAN.