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O ataque cibernético sofrido no Brasil pela Atento, uma das maiores empresas de contact center e terceirização de processos de negócios (BPO, na sigla em inglês) do mundo, em outubro do ano passado, custou US$ 46,1 milhões (cerca de R$ 230 milhões) à companhia.
De acordo com a Coluna do Broadcast, publicada no Estadão, o valor inclui o gasto para remediar o incidente e também a perda de receita causada por ele. A multinacional não especificou se esse remédio inclui o pagamento de resgate.
O impacto pôde ser percebido no resultado de 2021 da Atento no país, em que a divisão encerraria com receita de US$ 603,6 milhões (cerca de R$ 3 bilhões), uma alta de 6%. A ação dos hackers, porém, fez com que o número ficasse em US$ 568,8 milhões, cifra semelhante à do ano anterior.
A geração de caixa também foi impactada duramente. O EBITDA fechou o ano em queda de 36,5%, para US$ 46,7 milhões (cerca de US$ 230 milhões). Sem o efeito do ataque, subiria 26,2%, para US$ 92,8 milhões.
Para 2022, a empresa ainda teve de reduzir a projeção da margem EBITDA de algo entre 14% e 15% para 13% e 14%, prevendo eventuais efeitos residuais da ação criminosa.
Em outubro de 2021, a Atento avisou o mercado sobre o incidente no Brasil e, no mês seguinte, admitiu que dados "comerciais e financeiros" obtidos no ataque foram vazados na Internet.