EXPANSÃO

VTEX compra Workarea

06/05/2021 14:20

Além de adquirir a plataforma americana, a companhia abriu sua primeira unidade em Portugal.

Mariano Gomide de Faria, cofundador e co-CEO da VTEX. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A VTEX, plataforma brasileira de e-commerce, anunciou a aquisição da Workarea, empresa americana especializada em comércio na nuvem. 

A View Partners Capital LLC atuou como consultora financeira da companhia em sua fusão com a VTEX, mas o valor e os termos da transação não foram revelados.

Fundada em 1994, a Workarea tem sede na Filadélfia, Estados Unidos, e sua plataforma combina a funcionalidade de comércio de empresas B2C e B2B com gerenciamento de conteúdo, busca no site e insights do comerciante.

Entre seus clientes, estão companhias como Sleep Number, Reformation, The Bouqs e Woodcraft.

Com a aquisição, a VTEX busca fortalecer sua presença e compromisso com os mercados americano e canadense. Por meio do acordo, seu quadro de funcionários nos Estados Unidos aumenta para quase 100 colaboradores.

“A VTEX vai aproveitar a profunda experiência de comércio da Workarea para dar escala a seu crescimento e a sua expansão global. Recentemente, abrimos nosso primeiro escritório na Ásia, em Singapura, e agora continuamos a explorar novos mercados na América do Norte”, afirma Mariano Gomide de Faria, cofundador e co-CEO da VTEX.

Além disso, a empresa passa a ter como novos clientes varejistas líderes em seus segmentos, como a marca de moda sustentável Reformation e o fabricante de colchões e roupas de cama Sleep Number. 

Os clientes da Workarea vão somar mais de US$ 1 bilhão em volume bruto de mercadorias (GMV) à VTEX, representando 20% desse total nos Estados Unidos e no Canadá.

Ao mesmo tempo, a Workarea traz funcionalidades de comércio B2B e de conteúdo para a plataforma brasileira.

"Combinando a profunda experiência da Workarea com a nossa, podemos oferecer aos nossos clientes uma solução robusta e holística para ajudar no crescimento de seus negócios durante estes tempos desafiadores", afirma Amit Shah, diretor de estratégia e gerente geral da VTEX nos Estados Unidos.

Com a fusão, os clientes da Workarea podem construir seus próprios marketplaces sem soluções de terceiros, além de ter acesso ao sistema de gerenciamento de pedidos distribuídos da VTEX, voltado a melhorias nas funcionalidades omnichannel.

"Estamos animados para que nossos funcionários, clientes e parceiros tenham a oportunidade de trabalhar com a VTEX. Juntos, temos a grande oportunidade de expandir o negócio e atender melhor os nossos clientes", afirma Darren Hill, CEO e cofundador da Workarea. 

EXPANSÃO NA EUROPA

A VTEX também acaba de anunciar a abertura do seu primeiro escritório em Portugal, localizado em Lisboa. A unidade será responsável pelo Catálogo, módulo que permite a gestão dos produtos das mais de 2,5 mil lojas on-line ativas da VTEX no mundo. 

“Portugal é reconhecido por sua comunidade tecnológica, segurança e facilidade de comunicação, assim como pela crescente atração de nômades digitais. Tudo isso somado nos permitirá atrair importantes talentos para qualificar ainda mais nossa equipe”, afirma Bruno Dias, diretor de operações de produto e engenharia da VTEX na Europa.

Com a inauguração no país, a empresa chega à marca de cinco operações na Europa, sendo as demais unidades em Londres, Milão, Barcelona e Bucareste.

Tanto a compra da Workarea quando a ida para Portugal fazem parte de uma expansão internacional que está nos planos da VTEX há alguns anos. 

Desde o ano passado, a companhia vem acelerando esse processo com a abertura de novos escritórios embalada por mais de US$ 365 milhões angariados em menos de um ano. Também em 2020, a empresa atingiu o status de unicórnio, sendo avaliada em US$ 1,7 bilhão.

Além disso, a plataforma foi “promovida” na última edição do Quadrante Mágico do Gartner para o mercado de Digital Commerce, deixando de ser considerada um player de nicho para integrar o grupo de visionárias.

Em 2019, o IDC Worldwide Digital Commerce Applications Market Shares indicou a VTEX como a plataforma de software de comércio digital que mais cresce no mundo, com crescimento de 44,1% no período analisado.

Fundada em 1999 em São Paulo, a VTEX tem registrado crescimento médio de receita de 95% ano após ano, contando com mais de 3,5 mil clientes ativos em 45 países. Em seu portfólio, estão marcas como Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, AB InBev e Nestlé.

Veja também

VENDAS
Toli Distribuidora: e-commerce com VTEX

Batizada de Auto Next, a loja virtual é focada em peças e acessórios para veículos.

BOLADA
Locaweb paga R$ 524,3 mi pela Bling

Companhia gaúcha faz software de gestão na nuvem para pequenas e médias empresas.

DIGITAL
Trinto é a primeira aposta da Pipeline

Agência de marketing digital é o primeiro cliente da consultoria paulista no RS.

FARMÁCIAS
Panvel terá marketplace com VTEX

A plataforma está estruturada, captando sellers e deve ser lançada até o final do ano.

AQUISIÇÃO
Magalu compra SmartHint

Ferramenta da startup deve se tornar o “motor de busca” do aplicativo e do site da companhia.

CONTRATAÇÃO
Ex-Linx assume customer success da Magento

Com 15 anos de carreira, Conrado Muller também atuou em empresas como Spotify e Serasa Experian.

 

INVESTIMENTOS
Alex Szapiro deixa Amazon para atuar no Softbank

Country manager da companhia vai para o fundo com atribuições no Brasil e na América Latina.

CONTRATAÇÃO
VTEX tem nova head global de relações públicas

Com 15 anos de carreira, Carol Silvestre já atuou em empresas como Oracle e Samsung.

E-COMMERCE
Anton, ex-Linx, assume engenharia na Loja Integrada

Executivo vem de uma experiência focada em tecnologia no varejo.

NOMES
Omie contrata ex-Volvo para branding

Camila Yu Mateus assume como diretora na companhia de sistemas de gestão na nuvem.