FOOD SERVICE

Água Doce adota soluções da Linx

06/04/2021 17:42

Desde o início da pandemia, a rede de restaurantes cresceu mais de 200% em vendas no delivery.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Água Doce Sabores do Brasil, rede de franquias paulista do setor gastronômico, implantou as soluções para a gestão do Food Service da Linx, líder brasileira em software para o varejo.

O processo de implantação começou em fevereiro de 2020, quando a Água Doce teve como desafio o controle de estoque, a gestão financeira e a integração do sistema de PDV, pedidos e cozinha das unidades franqueadas.

Avaliando o mercado em questão, que se tornou cada vez mais competitivo após a chegada de novas plataformas de vendas digitais, a rede verificou a necessidade de incorporar ao negócio melhores ferramentas de gestão. 

“Nosso foco foi apostar na modernização da operação, como um todo. Para isso, começamos a conversar com as unidades sobre os problemas que impactavam diretamente a rotina e as atividades do restaurante e que precisavam de mudança rápida”, conta Renata Robledo, responsável pelo serviço de atendimento ao cliente da Água Doce.

Após pesquisas e análises de mercado, a Linx foi escolhida para solucionar os problemas e apoiar a expansão da rede dali em diante, começando com um projeto piloto em Tupã, cidade do interior paulista onde foi fundada a primeira loja da Água Doce.

Com o sucesso do projeto, a migração dos sistemas foi realizada em 40 das 65 lojas em menos de um mês. 

“Além de conseguirmos atender às necessidades e melhorar o dia a dia dos franqueados, entramos no cenário de pandemia com um delivery estruturado e pronto para lidar com o aumento da demanda, auxiliando diretamente no faturamento e na rentabilidade do negócio”, destaca Robledo.

De acordo com a rede, o atendimento telefônico foi importante no início da pandemia mas, ao longo dos meses, os clientes foram se adaptando às plataformas e migrando os pedidos para os aplicativos. 

“Neste momento de isolamento social, a agilidade no atendimento pode ser a diferença entre vender mais ou não vender. Esse sistema é uma forma de tranquilizar a rotina dos restaurantes, que podem focar no cliente, gerando uma experiência de compra muito mais rica”, afirma Rodrigo Andrade, diretor do segmento de food da Linx.

Desde o início da pandemia, a marca especializada em comida brasileira cresceu mais de 200% em vendas no delivery e 40% no tíquete médio.

O resultado foi impulsionado pelo sistema Degust, que entrega o status completo da operação, com indicadores como CMV, tíquete médio e ranking de vendas em um sistema em nuvem.

No âmbito de agilidade, outras duas tecnologias foram adotadas pela rede de restaurante: a Mobile, uma ferramenta multiplataforma para garçons, e o Integrador delivery, sistema que integra os pedidos de aplicativos de delivery automaticamente ao sistema de PDV. 

“O sistema Integrador fez triplicar o faturamento do nosso delivery no ano passado. Agora, com o novo fechamento do comércio em muitas cidades, os franqueados estão mais tranquilos para operar por entregas apenas”, conta Robledo.

Todas as lojas devem passar a operar com a Linx até 2022 e, para o futuro, a rede de restaurantes estuda a implementação de mais soluções da empresa, como aplicativos próprios para delivery dos franqueados.

Fundada em 1985, a Linx é uma empresa brasileira especializada em tecnologia para varejo e líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. 

A empresa possui mais de 3,5 mil colaboradores distribuídos entre a sede em São Paulo, 15 filiais pelo Brasil e cinco países da América.

Já a rede de restaurantes Água Doce foi fundada em 1990 e possui atualmente 80 unidades.

Além do conceito de restaurante, a rede lançou um modelo enxuto voltado para shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas, o Água Doce Express.

Veja também

EXCLUSIVO
Ex-Linx assume RH da Softplan

Waleska Cunha era diretora da companhia de software para o varejo há seis anos.

CONTRATAÇÃO
Ex-Linx assume customer success da Magento

Com 15 anos de carreira, Conrado Muller também atuou em empresas como Spotify e Serasa Experian.

 

FINTECH
Avenue terceiriza serviços digitais com DB1

A corretora de valores é especializada em investidores não residentes nos Estados Unidos.

FECHOU
Totvs paga R$ 1,8 bi pela RD Station

Startup vinha sendo disputada com a Locaweb desde o começo do ano. É a maior compra da Totvs.

SORRISO
Ricoy, ex-Poliedro, assume Odontocompany

Vem aí um grande projeto de CRM na rede de franquias de odontologia.

CARREIRA
Ferreira, ex-São Lucas, assume TI da Cassol Centerlar

Varejista catarinense é uma das maiores do país no segmento casa e construção.

MÓVEIS
MadeiraMadeira integra pagamentos com DB1

Clientes agora podem fazer pagamento na loja física enquanto compram no e-commerce.

MOVIMENTO
Alvo de compra, RD Station promete comprar

Disputada por Locaweb e Totvs, RD anuncia planos. É o famoso mexican standoff.

E-COMMERCE
Anton, ex-Linx, assume engenharia na Loja Integrada

Executivo vem de uma experiência focada em tecnologia no varejo.

RESULTADOS
KLASSMATT INTEGRA S.A. cresce 47% em 2020

No período, foram adicionadas à carteira de clientes grandes empresas como Petrobras e Bradesco.