SAP mudou sua presença regional.

Luciano Sturmer, gerente de contas da SAP em Porto Alegre, acaba de deixar a companhia.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pelo Baguete. Sturmer estava na SAP desde 2007 e era um dos profissionais mais experientes no time de vendas da multinacional.

O profissional participou do atendimento a grandes clientes na região Sul como Randon, Marcopolo, WEG, Malwee, Tigre e Tupy.

Os últimos 10 anos foram de muito crescimento para a base da SAP na região, que chegou a ter o segundo maior aumento de faturamento de todas no país no segundo trimestre de 2013, com 277%, só atrás do Centro Oeste, onde uma base inicial menor de clientes fez ser possível atingir números como 1000%.

A partir de 2015, no entanto, a companhia mudou a estratégia, reduzindo a presença regional e apostando em atendimento por verticais de mercado, com diretorias centralizadas em São Paulo e mais ênfase em canal.

Antes de entrar na multinacional alemã, o Sturmer foi diretor comercial da SKA, companhia sediada em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, que é uma das maiores no ramo de soluções para engenharia do país.