GESTÃO

Paquetá: novo CEO para sair de apuros

05/11/2018 12:20

Novo CEO terá que encarar uma situação difícil.

Henning von Koss.

Tamanho da fonte: -A+A

Henning von Koss, ex-COO da startup de tecnologia para a área de saúde MedPass, acaba de assumir o cargo de CEO da Paquetá, fabricante e varejista gaúcha de calçados que atravessa um momento complicado.

Koss fez carreira na gigante alemã de química Bayer, onde passou mais de 20 anos e chegou a ser presidente para a região dos países andinos.

Desde a saída da Bayer, Koss passou por alguns altos cargos em diferentes empresas, incluindo a posição de COO na Amil e CEO na fabricante de pneus Levorin.

O cargo de CEO estava vago desde fevereiro, quando saiu da empresa Hermínio de Freitas, a primeira pessoa de fora das famílias fundadoras a comandar o negócio. Freitas foi contratado em 2016, ao final de um processo de reorganização iniciado em 2010.

A movimentação foi feita sem alarde e passou batida pela imprensa, com exceção deste observador site que vos serve. A Paquetá é uma das maiores empresas do Rio Grande do Sul, com faturamento na faixa dos R$ 2 bilhões.

No final de janeiro, dias ou semanas antes de Freitas sair da Paquetá, uma matéria na Zero Hora comemorava os resultados do CEO, enfatizando que o grupo gaúcho dava “sinais de ter passado o período mais duro da crise, quando precisou lidar com pesado endividamento”.  

Pois parece que a coisa não foi bem assim, porque Koss concedeu uma nova entrevista para a ZH, junto com o recém contratado VP administrativo e financeiro Luiz Augusto Polacchini, ex-diretor financeiro da Gerdau, e os dois explicaram que a situação é complicada.

Os dois revelam que após a saída de Freitas foi contratada a consultoria Galeazzi, conhecida pela ferocidade com que corta custos.

Para ajudar no pagamento de dívidas que chegam sete vezes a geração de caixa, a consultoria enxugou lojas, redefiniu franquias, renegociou com fornecedores e vai vender ativos não operacionais.

Veja também

LIDERANÇA
Grupo Algar tem novo CEO

Luiz Alexandre Garcia deixará o cargo após 12 anos.

ÍCONE
Galló tem sucessor na Lojas Renner

Galló é um ícone entre os executivos brasileiros.

INFRA
IBM e Paquetá cancelam contrato

A terceirização da infra da Paquetá foi fechada em agosto do ano passado.

INFRA
Caixa compra mainframe IBM Z14

Os mainframes IBM Z14 foram instalados nos dois datacenters da Caixa em Brasília.

EDUCAÇÃO
Kuhn, ex-Terra, está no Grupo A

Kuhn será responsável pelos negócios Blackboard e Symplicity.

REFORÇO
Oliveira, ex-CA, vai para ASG

Assim como a CA, a ASG tem um dos seus fortes projetos com tecnologia de mainframe. 

 

AGÊNCIAS
Brivia e Dez anunciam fusão

A Dez é uma das agências de comunicação mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

EXCLUSIVO
Carreras sai da CPFL

Carreras ocupava a posição de CIO de uma das maiores empresas de energia do Brasil há quase uma década.