A FAEL colocou seus servidores e sistemas institucionais na nuvem pública. Foto: Divulgação.

A Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), focada em educação a distância, colocou seus servidores e sistemas institucionais na nuvem pública, em um projeto realizado pela Dimension Data.

O projeto começou pela necessidade da FAEL de ampliar a infraestrutura de servidores para dar atendimento ao número crescente de acessos aos sites informativos e de inscrição online da faculdade. 

Segundo a FAEL, a mudança resultou em um sistema online de atendimento aos alunos altamente estável e sem oscilações, mesmo com grandes quantidades de acessos ao site.

“Nós demandávamos uma solução capaz tanto de atender às expectativas dos estudantes por um ambiente de dados confiável e ininterrupto, quanto dos próprios profissionais da FAEL, que lidam com esses sistemas diariamente”, afirma o COO da FAEL, Marcelo Aguilar.

Segundo o executivo, a estabilidade dos sistemas alcançada com a nuvem é o maior benefício do projeto. 

“Nunca mais tivemos problemas com nosso site, o que é um grande diferencial, pois como atuamos numa plataforma de ensino baseada na internet, não podemos nos dar ao luxo de parar nem por um minuto”, diz Aguilar. 

O COO aponta que, ao buscar a solução na nuvem, o objetivo era facilitar o suporte e manutenção de uma tecnologia nova. A FAEL possui mais de 120 polos presenciais de educação e, por meio do EAD, procurava um ambiente baseado na nuvem fácil de manusear, que fosse escalável. 

“O negócio da FAEL é educação, mas altamente dependente da TI, então vamos continuar investindo nesta área de forma terceirizada para ganhar agilidade e diferencial competitivo”, destaca.

A instituição focada em Ensino a Distância (EAD) possui 17 anos de mercado e cerca de 150 mil alunos atendidos no Brasil. No final de 2014, o Apollo, maior grupo educacional dos Estados Unidos, adquiriu por R$ 73,8 milhões o controle da Fael.

Atuando em mais de 58 países, a Dimension Data é a maior parceira global da Cisco no mundo e mantém parcerias estratégicas com companhias como EMC, NetApp, Riverbed, F5, Juniper, Check Point, Microsoft. 

No Brasil, a Dimension Data atua desde 2007 com foco nas áreas de comunicações convergentes, segurança e gerenciamento de serviços.