CONTEÚDO

Veja o que os CTOs estão lendo

05/09/2019 08:54

Líderes de tecnologia de startups como Méliuz, GetNinjas, Nexo AI, Dog Hero dão dicas.

Veja o que profissionais de tecnologia estão lendo no tempo livre. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A 12min, aplicativo que condensa os pontos mais importantes de livros de não-ficção em leituras de áudio e texto de 12 minutos, procurou os CTOs de diferentes startups em alta no momento para saber o que eles andam lendo.

Sem mais delongas:

Marlon Juchem Ferreira, Head of Data Science da V4 Company - Receita Previsível, de Aaron Ross e Marylou Tyler

O livro escrito por Aaron Ross, fundador da Salesforce, e Marylou Tayler, fundadora da Strategic Pipeline, conta passo a passo como colocar em prática uma metodologia revolucionária de vendas. A partir de cases reais, o livro aponta o caminho para estruturar um processo de vendas recorrente que não dependa das demandas de mercado e grandes investimentos. Disciplina e um bom time são os itens principais.

Arilo Claudio, CTO do Méliuz - Steve Jobs, de Walter Isaacson

Conhecer a vida e entender as escolhas de um dos mais inventivos e revolucionários personagens do mundo corporativo é uma lição e tanto. A biografia de Steve Jobs busca o lado humano de sua história. "Mostra suas características positivas, fraquezas e cenários onde se viu obrigado e tomar decisões importantes. Além de suas situações de conflito e outros tantos obstáculos existentes na vida de um profissional de tecnologia", resume Arilo.

Eduardo Matos, CTO do GetNinjas - Management 3.0

O maior obstáculo de muitas empresas para conseguir um desenvolvimento rápido é o gerenciamento de pessoas. "O livro mostra uma nova forma de encarar organizações, dispensando a antiga hierarquia de comando e controle", comenta Eduardo. "O autor, Jurgen Appelo, aborda as mudanças que estão acontecendo nas relações de trabalho e aponta um caminho para lidarmos com a liderança, feedback, comunicação e estrutura dos times".

Patrick Negri, CEO e CTO da iugu: Inspired, de Marty Cagan

Considerado fundamental para estruturar e formar uma organização próspera, o autor usa exemplos práticos para abordar o processo de criação de produtos que o público vai amar. "São as práticas e técnicas mais recentes e bem-sucedidas para empresas aprimorarem seu envolvimento com cliente, inovarem consistentemente e chegarem ao sucesso", explica Patrick.

Luiz Carvalho, CTO da Nexo AI - How Smart Machines Think, de Sean Gerrish

O livro introduz conceitos importantes, mas de fácil interpretação, de Inteligência Artificial e Machine Learning, com explicações agradáveis e exemplos de aplicações. "Não é uma visão sensacionalista da evolução das máquinas inteligentes. É um conteúdo sensato e contemporâneo de como empregar essas tecnologias na solução de problemas. Uma leitura recomenda a todos, desde iniciantes a experientes no assunto", pontua Luiz.

Jorge Silveira, CTO da DogHero - The Making of a Manager, de Julie Zhuo

A obra apresenta um passo a passo de como delegar tarefas, dar bons feedbacks, ser justo consigo mesmo e outras responsabilidade importantes para liderar um time. "É uma leitura tranquila, em que a autora conta como foi sua trajetória até se tornar uma grande gestora dentro do Facebook", resume Jorge. "O livro também traz alguns 'exercícios práticos' para se fazer no dia a dia de autoconhecimento e técnicas de gestão", finaliza.

Rafael Guimarães, CTO do 12min - A Arte da Gestão, de Camille Fournier

Possuir responsabilidade sob uma equipe demanda bastante esforço e habilidades interpessoais. Na indústria de tecnologia, onde essa atividade envolve, também, ensinar técnicas, o processo pode ser ainda mais complexo. Neste livro, a autora explica como tornar essa jornada mais fácil e eficaz. "Gerenciar pessoas é tabu para a maioria dos engenheiros que desejam uma posição de liderança. O livro é um material rico e prático que me ajudou a ter mais clareza sobre gerir e escalar um time técnico", explica Rafael.

* Que tal jogar um pouco de bingo online

Veja também

NUVEM
UOL Diveo vende CloudHealth

Até agora, só Allen e Dedalus representavam a solução adquirida pela VMware no Brasil.

DICAS
Os sete erros mais comuns em blockchain

 Confira a lista do Gartner: se for para errar, que seja pelo menos um erro diferente, certo?

DESTAQUE
Zenvia está em lista do Gartner

Companhia é a única da América do Sul em relatório sobre plataformas de comunicação.

NICHO
Startup de RH do Brasil se torna parceira mundial da SAP

Companhia carioca criou uma solução de gestão de pessoas focada em plataformas offshore.

GESTÃO
DB1: desenvolvedor assume o RH

Novo diretor de gestão de pessoas assume time de 550 funcionários da empresa paranaense.

DESENVOLVIMENTO
Nubank promove conferência sobre linguagem Clojure

Em parceria com AWS e Cognitect, o evento contará com especialistas na linguagem de programação.

NUVEM
Banco Bari nascerá na AWS

A instituição financeira do Grupo Barigui recebeu autorização do Banco Central (BC) para atuar também como um banco múltiplo.

LIDERANÇA
Ripper, ex-Cisco, no conselho da BR

Executivo  está na lista de nove nomes que deverão compor o conselho de administração da empresa.