Foguetinho da Manuela contra os inimigos. Foto: reprodução.

Em uma iniciativa inédita, pelo menos em uma campanha política na capital, a candidata à prefeitura Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) lançou nesta quarta, 05, em seu site oficial, o jogo "Chegou a Hora de Defender Porto Alegre".

Desenvolvido em linguagem Flash, o game foi criado internamente pela equipe de campanha da candidata.

O game tem uma dinâmica simples, semelhante a games clássicos como Space Invaders e Galaga, onde o jogador controla um foguete que precisa destruir alienígenas que invadem a capital gaúcha.

O jogador acumula pontos à medida que vai eliminando inimigos. Para recuperar vida, basta recolher itens com o número "65", que representa o PCdoB nas urnas inscrito neles.

Durante o jogo, ao fundo são exibidas diversas imagens referentes à campanha, em paisagens como cidade, campo, pôr-do-sol, entre outras.

Segundo a assessoria de imprensa da candidata, o jogo tem objetivo de chamar a atenção do público para o site da campanha.

POLÍTICA NOS GAMES
Não é a primeira vez que políticos aparecem em games na web. No entanto, na maioria dos casos, a imagem dos políticos era usada em games de terceiros, capitalizando em cima da presença desta personalidades.

Um exemplo é o presidente norteamericano Barack Obama, que protagonizou o game Super Obama World, no qual o político democrata substituía o popular personagem da série Super Mario.

O VERDADEIRO GAME
Manuela D’Ávila aparece em situação de empate técnico com José Fortunati (PDT) de acordo coma  última pesquisa do Datafolha.

O atual prefeito tem 36% das intenções de voto. Considerando a margem de erro de 3% para mais ou para menos, Fortunati fica no mesmo patamar que a candidata do PCdoB, que aparece com 32%.

Adão Villaverde (PT-RS) aparece em terceiro lugar, com 7%.