Francisco Donato, diretor do Carrefour.com. Foto: Divulgação.

O Grupo Carrefour Brasil acaba voltar ao universo do e-commerce com o lançamento de uma loja virtual desenvolvida com a plataforma SAP Hybris, com implementação da espanhola Keyrus.

Em 2012, a rede de supermercados encerrou sua primeira tentativa de loja virtual, que funcionou por menos de três anos.

Agora, o novo Carrefour.com irá oferecer inicialmente produtos em 12 categorias, divididas nos universos Casa & Família e Eletrônicos. Na primeira etapa, a operação irá atender toda a região sudeste do Brasil. 

A expansão geográfica será gradual, nos próximos meses, para as regiões sul, centro-oeste, nordeste e norte, respectivamente.

O Carrefour.com terá produtos não alimentares distribuídos nas categorias Casa & Decoração, Tech & Eletrônicos, Saúde & Bem-estar e Infantil. 

Já no final de 2016, o site irá ampliar sua oferta de produtos a partir de sua operação de marketplace, abrangendo as categorias de Auto & Ferramentas, Cultura & Lazer, Moda e Petshop. Nas próximas etapas, o site irá iniciar a venda de alimentos.

O Carrefour.com conta com um centro de distribuição exclusivo em Embu das Artes (SP). Progressivamente, irá compartilhar dos centros de distribuição das lojas físicas, aproveitando a grande capilaridade da rede no Brasil para se aproximar dos clientes e ganhar em eficiência. 

A plataforma SAP Hybris é composta pelas soluções SAP HybrisCommerce, que é a plataforma para comércio eletrônico em si; SAP Hybris Marketing, para identificar e atrair novos consumidores; e SAP Hybris C4C, para apoiar o atendimento pós-venda aos clientes.

“A SAP Hybris apresentou uma solução estruturada e completa em uma plataforma única capaz de atender não só às exigências de gestão dos processos e de front end, mas também de back office do nosso e-commerce”, destaca Francisco Donato, diretor do Carrefour.com. 

O início das atividades do Carrefour.com ocorreu em 26 de julho, depois de um pré-teste de funcionamento do site que contou com a participação de colaboradores do Carrefour e da própria SAP. 

“Estamos extremamente satisfeitos em ampliar nosso portfólio de clientes com uma companhia como o Carrefour. É mais uma forte evidência de que a SAP Hybris tem soluções para empresas de todos os portes e dos mais variados segmentos”, completa Rodrigo Marcondes, vice-presidente de Vendas da SAP Hybris.

O contrato com o Carrefour é um dos acordos de maior peso já divulgados pela SAP para Hybris. A Arezzo foi primeira cliente na América Latina da Hybris com um contrato firmado em 2013, também com implementação da Keyrus. 

Já no ano passado, a Racco, empresa brasileira de cosméticos com atuação internacional, investiu na adoção da plataforma de e-commerce da SAP para integrar seus canais online e offline. Outros nomes que já usam a plataforma são Hering, DPaschoal e Weg.

A SAP fechou o ano passado com uma receita de € 20,8 bilhões, um avanço sobre os € 17,5 bilhões registrados em 2014. Já o lucro da companhia ficou em € 4,25 bilhões, redução de 2% sobre os € 4,33 bilhões do ano anterior.