Infraestrutura da Azure está no limite. Foto: Pexels.
A Microsoft está enfrentando problemas para atender a demanda pelo seu serviço de computação em nuvem Azure, em meio a um aumento da procura de clientes combinada com dificuldades de aquisição de hardware.
Segundo revela uma matéria do site The Information, cerca de 24 data centers da gigante estão operando com capacidade de processamento limitada para os clientes.
Em pelo menos seis deles, a expectativa é que os problemas sigam até o começo do ano que vem, segundo dois gerentes da Microsoft e um engenheiro de um grande cliente que falaram com o The Information.
A lista dos data centers com problemas incluiria inclusive localizações centrais como o estado de Washington, onde a Microsoft está sediada, e outros na Europa e Ásia.
No jargão interno da Microsoft, os centros estão operando na “zona amarela”, uma qualificação intermediária representando funcionamento com funcionalidades reduzidas, entre o funcionamento normal e uma parada de sistemas.
Em outra matéria, o jornal britânico The Telegraph parece confirmar a situação, revelando que duas regiões de nuvem no Reino Unido deixaram de aceitar novos clientes para serviços como o banco de dados Cosmos e máquinas virtuais.
A publicação teve acesso a uma mensagem enviada ao provedor de serviços gerenciados QuoStar, afirmando que “devido à alta demanda nessa região”, a Microsoft não poderia atender os pedidos de compra.
A mensagem oferece ainda a possibilidade de receber um alerta sobre a disponibilidade dos serviços a cada dois meses, o que indica que não se trata de uma situação pontual.
Os problemas de ampliação de capacidade podem afetar também o Brasil.