David Macedo, diretor de OEM da Qlik para a América Latina. Foto: Divulgação.

A Nimbi firmou uma parceria para integrar o software de análise de dados da Qlik, focada em visual analytics, a sua solução de automatização da cadeia de suprimentos. 

A ferramenta será combinada aos dados de compradores e fornecedores presentes na plataforma da Nimbi, com o objetivo de oferecer fácil acesso a insights personalizados para todas essas empresas. 

“Nossa plataforma gera um grande volume de informações transacionais, no entanto, não tínhamos uma ferramenta que nos auxiliasse a criar dashboards gerenciais sobre esses dados. Pesquisamos algumas soluções para criar o nosso módulo de analytics e, no Qlik Sense, conseguimos encontrar facilidade de integração, robustez e escalabilidade”, conta Rui David, diretor de TI da Nimbi.  

A partir das análises, os compradores terão acesso a todo seu histórico de aquisições com dados sobre recorrência, gastos por item, volume adquirido por fornecedor, entre outras informações. 

Já para os fornecedores, a solução disponibilizará análises como cotações respondidas e vendas realizadas, por exemplo, para que eles tenham controle das transações feitas a partir da plataforma.

Os painéis da Nimbi serão desenvolvidos com base no Qlik Sense, solução de análise de dados self-service. 

“Esse software não exige conhecimentos técnicos para realizar cruzamentos e descobrir novos insights, por isso clientes Nimbi de qualquer tamanho poderão tirar proveito dos dados”, aponta David Macedo, diretor de OEM da Qlik para a América Latina. 

Segundo Rui David, da Nimbi, os primeiros módulos de análise estarão em operação até o fim do terceiro trimestre de 2017. Após esse primeiro dashboard, o objetivo é lançar novos painéis periodicamente.

A aliança com a Nimbi faz parte da nova estratégia da Qlik de firmar parcerias com provedores de soluções. Para suportar essa demanda, a companhia iniciou uma diretoria de OEM (Original Equipment Manufacturer) na região, liderada por Macedo.

O OEM da Qlik gira em torno do conceito de Embedded Analytics, ou Análises Integradas, em que os provedores incluem, em suas próprias plataformas, dashboards e painéis Qlik exclusivos e totalmente adaptados. 

“A América Latina tem crescido nos últimos anos e se tornado, cada vez mais, um destaque para a Qlik. Além disso, a região tem uma infinidade de empresas de software que poderiam integrar nossa tecnologia, por isso é muito importante investirmos nessa estratégia”, explica Macedo.

No Brasil, a Qlik já firmou acordos desse tipo com as empresas Tivit, GFK, LG Sistemas Humanos, MTrix e Control Informatica.