TOCCATO

EBrasil adota Qlik com Desq

05/06/2017 16:35

A empresa adotou a ferramenta para substituir planilhas tradicionais usadas para análise de dados.

A EBrasil (Eletricidade do Brasil) adotou o Qlikview com apoio da Desq. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A EBrasil (Eletricidade do Brasil), que atua na geração de energia elétrica, adotou o Qlikview com apoio da Desq. A empresa é um canal da Toccato, distribuidora da Qlik, localizada em Goiânia.

Com quatro bases instaladas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Amazonas, a termoelétrica possui mais de 500 colaboradores. 

Para uma melhoria do tratamento de dados de seu sistema, a empresa adotou a ferramenta da Qlik para substituir planilhas tradicionais usadas para análise de informações.

A EBrasil utiliza um sistema de ERP e outros para controles específicos, como leitura de sensores dos grupos motores, fluxômetros de entrada e saída de combustível, entrada e saída de caminhões para carga e descarga, entre outros. 

A análise dessas informações era realizada por meio de planilhas, inclusive para as áreas de compras e geração de energia, consideradas as mais estratégicas.

De acordo com a empresa, um grande problema era não ter essas informações facilmente disponíveis.

“Depois de várias reuniões com usuários, gerentes, diretores e especialistas dos sistemas para entender o resultado esperado, conseguimos, num prazo de 3 meses, entregar 5 documentos de visões para o cliente.Hoje, a EBrasil utiliza vários documentos em quase todos os departamentos da empresa, tanto para fazer análise, quanto para verificar e controlar a operação da empresa”, relata Rogério Faria, proprietário da Desq.

As duas áreas estratégicas - compras e geração de energia - foram atendidas como prioridade após a adoção das soluções Qlik. 

Depois, o QlikView foi implantado nas áreas financeira, contábil, supervisório, manutenção de ativos, estoque e pessoal. 

“Tínhamos o processo de compras definido e um bom sistema, mas a análise era feita manualmente. O QlikView nos possibilitou a fazer análises em tempo real. É possível verificar o quanto gastamos com compras, se são compras para geração de energia ou compras administrativas, tanto para as nacionais, quanto para importações”, explica Júnior Cantarelli, diretor de suprimentos da EBrasil.

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil. Com mais de 800 clientes, atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua rede de 90 canais. 

A companhia está sediada em Florianópolis, com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Brasília, Minas Gerais, Fortaleza e Campinas

Além da Toccato, também são distribuidoras no país as paulistas Inteligência de Negócios (IN) e Nórdica. A IN tem mais de 500 clientes e filiais em Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília. A Nórdica tem um número igual, com operação apenas em São Paulo.

Veja também

TOCCATO
Grupo Tigre adota Qlik com Target

Com a solução da Qlik, foram avaliadas e monitoradas as principais áreas críticas da empresa.

DADOS
BI da MV usará Qlik

A parceria foi fechada por meio da Toccato.

NOVA EMPRESA
GVR Corp mira 20 projetos em 2017

A empresa gaúcha vai atuar como parceira das companhias Move2Cloud, Cast Group e Bluemetrics.

ANALYTICS
Sonda vai vender SAS no Brasil

A meta é aumentar a penetração do SAS em indústrias de varejo, manufatura e bens de consumo.

BI
Grupo Vila adota QlikView com Avanti

Na empresa, o QlikView é integrado com o ERP Protheus da Totvs.

BI
Icaro Tech venderá Qlik

Qlik está agregando parceiros focados em grandes contas.

LIDERANÇA
Qlik tem country manager no Brasil

Marcelo Rezende atuou como country manager da Anixter entre 2010 e 2014.