A Sonae Sierra Brasil é proprietária de 10 shopping centers no Brasil. Foto: Divulgação.

A Sonae Sierra Brasil, especialista em shopping centers, acaba de lançar um aplicativo para agilizar a inspeção dos bombeiros nos empreendimentos da empresa. O app foi desenvolvido pela empresa portuguesa Smart-beat, parceira da Sonae Sierra, fundada também no país europeu.

O Sistema de Vistoria e Controle Operacional permite visualizar todos os equipamentos de segurança que precisam ser verificados, elencados por setor do shopping. 

Para cada equipamento, o operador do sistema deve avaliar diversas questões, como etiqueta de identificação, trava de segurança, condições de mangueiras, bicos e cones de esguicho dos extintores e prazo de validade do teste hidrostático e da recarga do extintor, por exemplo.

Ao final do processo, basta salvar a vistoria, que fica gravada e é sincronizada com o sistema. A partir disso, relatórios são emitidos e enviados aos e-mails cadastrados, alertando sobre possíveis anormalidades. O processo dispensa as avaliações e os relatórios impressos.

Durante a realização da vistoria, se o sistema detectar a não conformidade de algum dos itens listados, ele destaca automaticamente o item e é possível fotografar a irregularidade. 

O aplicativo está em operação em 11 shoppings administrados pela companhia e contempla ainda a vistoria de obras em andamento nos empreendimentos, permitindo avaliar questões como sinalização, máquinas e equipamentos.

De acordo com Adauto Lopes, gerente corporativo de segurança da Sonae Sierra Brasil, além da padronização dos controles operacionais e da economia de papel, o sistema reúne benefícios como agilidade e segurança. 

“Antes da adoção do aplicativo, o profissional executava as vistorias e fazia as observações em planilhas impressas; depois atualizava todo o processo no sistema. Com a adoção da plataforma, a vistoria é realizada com um tablet e a atualização do sistema acontece em um clique”, afirma o executivo.

A Sonae Sierra Brasil é proprietária de 10 shopping centers em operação nos estados de São Paulo, Amazonas, Minas Gerias, Paraná e Goiás. A empresa ainda administra mais dois shoppings de terceiros, nas cidades de Santa Bárbara do Oeste e São Paulo.