Dados podem ajudar o trabalho de ONGs. Foto: Shutterstock

A Tableau, empresa de software de análise de dados, acaba de lançar uma fundação, com o objetivo de disponibilizar gratuitamente licenças de uso do Tableau Desktop para organizações sem fins lucrativos que tenham orçamento anual abaixo de US$ 5 milhões.

No Brasil, um dos primeiros participantes é o Instituto Unibanco, que atua na melhoria da educação pública por meio do projeto Jovem de Futuro.

A ONG tem utilizado o Tableau para analisar e combinar informações de diferentes fontes, como dados sócio-economicos do IBGE, para apoiar a tomada de decisões da gestão escolar que contribua para a melhoria de aprendizagem. 

“Do ponto de vista de políticas públicas, o Brasil avançou significativamente na produção de dados. Entretanto, o potencial de uso para tranformações sociais é muito maior do que já tem sido feito”, avalia Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.

O programa é administrado pela TechSoup, uma organização americana sem fins lucrativos que oferece recursos grátis para ONGs e bibliotecas e cobra uma taxa de administração para facilitar a doação de produtos.

Desde 2014, a Fundação Tableau e funcionários da Tableau contribuíram com mais de 2.355 horas de trabalho voluntário e US$ 4,1 milhões para 460 organizações sem fins lucrativos em todo o mundo.