CANAIS

DotBank desenvolve plataforma ominichannel

05/03/2021 15:11

Banco digital atua em franquias e é focado em empresas com alto volume de emissão de boletos.

Marcelo Salomão Guimarães, diretor executivo do DotBank. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O DotBank, banco digital que atua em franquias e é focado em empresas com alto volume de emissão de boletos, acaba de lançar sua plataforma omnichannel desenvolvida internamente.

Com a solução, os serviços da instituição podem ser acessados através do computador, tablet, celular, e-commerce, dispositivos que utilizam a Alexa, a assistente virtual da Amazon, ou sistemas de gestão utilizados pelo cliente, integrados por API.

Segundo a empresa, o diferencial do banco é justamente disponibilizar a tecnologia para que qualquer software que se tenha interesse, como ERPs e CRMs dos clientes, façam essa integração bancária.

Um exemplo é o caso do funcionário que chega pela manhã na empresa e precisa verificar tudo que ela tem pagar naquele dia, acessa a plataforma bancária, faz os pagamentos e, por último, volta no sistema de gestão para dar baixa nas contas.

A proposta do DotBank é automatizar todo esse processo de pagamento e recebimento. 

“Dependendo do perfil da empresa, conseguimos fazer esse processamento às três horas da manhã. O robô fica monitorando essas informações e, assim que aberta a janela do Banco Central, a gente consegue fazer todos os pagamentos, retornar para o sistema os comprovantes e já dar baixa de tudo”, explica Marcelo Salomão Guimarães, diretor executivo do DotBank.

Além disso, o usuário pode acessar a plataforma através da integração com a Amazon. É possível, por exemplo, estar no carro e solicitar por voz o saldo bancário, as contas a pagar e fazer os pagamentos.

Segundo a companhia, somente com a Alexa, sem o conjunto de produtos do DotBank, não seria possível tomar as mesmas ações. Em casos que exigem uma segurança maior, como transferência de dinheiro e pagamento de contas, é exigida uma chave dupla de segurança.

O banco digital também está integrado ao e-commerce DotBank, que permite ao correntista ter um canal de venda direta na internet conectado ao Facebook, Twitter e Whatsapp, com sistema de comunicação direta pelo próprio aplicativo de comunicação.

“Entendemos que esse conjunto de banco + ERP + e-commerce + redes sociais + IoT + meios de pagamento são fundamentais nessa economia”, destaca Guimarães.

A nova plataforma foi toda desenvolvida dentro da empresa, pelo time de 14 pessoas que é responsável por todas as áreas computacionais do DotBank. A equipe conta com um desenvolvedor em cada função — como mobile, internet das coisas, programação web e programação de e-commerce. 

As ferramentas serão disponibilizadas para todos os franqueados da rede, que já são 17 operando em oito estados. Cada um deles atua em home office como se fosse o gerente da agência em sua cidade, sendo responsável pelo contato, a prospecção e o relacionamento com os clientes.

Segundo o diretor executivo do DotBank, o novo sistema melhora de forma exponencial a experiência do usuário e, para o franqueado, permite que ele conquiste clientes cada vez mais rápido.

“A plataforma com o uso de inteligência artificial começa a compreender as atividades que usuários fazem e, num futuro muito próximo, começa a ajudar o usuário na gestão das atividades financeiras dele”, destaca Guimarães.

Para o futuro, a rede também trabalha com foco nas antecipações de recebíveis para auxiliar os empresários no capital giro. 

Nos próximos meses, a empresa ainda deve lançar um meio de oferecer pagamento parcelado de contas em até 12 vezes para pessoas jurídicas e físicas que estejam com dificuldades financeiras.

Fundado em 2019, o Dot Bank tem sede em Birigui, interior de São Paulo, e oferece a abertura gratuita de conta bancária digital para pessoas físicas e jurídicas.

Veja também

RESULTADOS
Marketing digital e futuro: o que vem por aí?

Mais do que nunca, as marcas precisam focar em gerar as melhores experiências virtuais possíveis.

INFRA
Lojas Lebes: novo ambiente de nuvem com Claranet

Projeto contou com a arquitetura de cloud privada da multinacional e nuvem pública da AWS.

EXCLUSIVO
ABB cria marketplace com Magento

Companhia buscava por fornecedor que tivesse integração com soluções como SAP e Mirakl.

OMNICHANNEL
Oca Capital compra NeoAssist

Fundo de investimento estava procurando uma única empresa para adquirir e gerir a longo prazo.

OMNICHANNEL
Bornlogic recebe aporte de R$ 8 milhões

Investimento seed veio da Astella. Startup descentraliza o marketing digital de grandes varejistas.

CONTRATAÇÃO
Ex-Accenture assume área de customer da Everis

Com 15 anos de carreira, Ricardo Cury foi gerente de marketing digital da empresa para a América Latina.

VAREJO
Tendências e insights em digital para 2021

Vem aí um consumidor mais exigente e mais interessado em comprar localmente.

CONTRATAÇÃO
Linx Digital tem novo diretor de produtos

Tiago Mello foi CEO do grupo de moda feminina DWZ e sócio do FFX Group.

AQUISIÇÃO
Neobpo compra S3ND

Plataforma integra canais de SMS, e-mail, mensagem de voz, Messenger, WhatsApp e chatbot.

DIGITAL
BTG Pactual adota mensageria da Infobip

O banco utiliza SMS para ativação de clientes e realização de checagens, além de torpedos de voz.