Os membros do Facebook estão separados por 3,57 contatos. Foto: nevodka/Shutterstock.

O Facebook está desafiando a ideia comumente aceita de que todas as pessoas do mundo estão ligadas por seis graus de separação.

De acordo com um estudo publicado pela empresa, os membros de sua base de usuários - composta por cerca de 1,4 milhão de pessoas - estão separados por 3,57 contatos.

Os dados da rede social apontam que as pessoas estão são ligadas com menos conexões nos Estados Unidos - com a separação ficando em 3,46 graus.

A ideia dos seis graus de separação é geralmente aceita quando se fala sobre as ligações entre as pessoas. Ela afirma que todos - de Barack Obama ao Papa passando por qualquer usuário Facebook - podem ser conectados a qualquer pessoa com até seis contatos.

A ideia foi imortalizada em uma peça americana - chamada Seis Graus de Separação - e foi abordada em vários estudos acadêmicos.

Para retratar a teoria, há um jogo online chamado The Oracle of Bacon, criado por um cientista da computação da Universidade de Virgínia, que mostra como Kevin Bacon se conecta com outros artistas a partir de contatos de filmes.

A atriz Fernanda Montenegro, por exemplo, precisa de uma conexão para chegar ao ator. Ela atuou em O Amor nos Tempos do Cólera (2007) com Benjamin Bratt, que atuou com Kevin Bacon em O Lenhador (2004).