Caixa firma acordo de R$ 71 milhões com Indra. Foto: divulgação.

A Indra firmou um contrato de dois anos, no valor de R$ 71 milhões, com a Caixa Econômica Federal para prestar serviços de teleatendimento do banco em âmbito nacional.

Com o acordo, a integradora prestará o atendimento em multicanais para a instituição financeira através de sua Centralizadora de Atendimento em Telesserviços, que fica em São Paulo. 

O contrato contempla a prestação de telesserviços no atendimento, abordagem e tratamento de ocorrências dos produtos, serviços e sistemas sob gestão da Caixa. No total, está previsto o atendimento de cerca de 19 milhões de chamadas anuais.

Além disso, a Indra gerenciará a contratação e formação de mais de 1,4 mil profissionais, entre operadores, supervisores e gerentes.

"Este modelo aportará agilidade na administração dos recursos humanos e dos processos necessários para prestar um serviço de maior qualidade no atendimento aos clientes da instituição financeira", afirmou a Indra em nota.

O contrato acompanha outras parcerias da Caixa Econômica Federal com a Indra. Há mais de dez anos a integradora possui projetos em setores estratégicos do banco, como nos sistemas que sustentam a operação dos cartões de crédito.

A rede da Caixa é composta hoje por 4.170 unidades próprias, com 3.372 agências e 798 postos de atendimento, além de 18 unidades móveis, 13.233 casas lotéricas, 18.865 correspondentes CAIXA Aqui e 7.689 pontos de autoatendimento, com 31.845 equipamentos.

Recentemente o banco investiu na centralização de todos os seus sistemas em um novo data center em Brasília, com a consultoria da G&P Projetos e Sistemas. O projeto consistiu na migração de todos os sistemas ativos utilizados para a área de homologação/TI da CEF do data center do Rio de Janeiro para o data center na capital nacional.

Esses sistemas utilizados pelo banco são voltados para a área social, como Bolsa Família, Seguro Desemprego e FGTS. São informações que integram o Sistema Financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal.

Além disso, em dezembro o banco firmou com o CPqD um acordo para utilizar o CPqD Antifraude, solução para a gestão unificada de fraudes para instituições financeiras com atendimento multicanal.

No caso da Caixa, o contrato inclui a venda da licença e a implantação da solução para cartões de crédito, além do suporte pelo CPqD no período de 60 meses.

Para a Indra, o novo contrato com a Caixa serve para consolidar o posicionamento da multinacional como uma das principais fornecedoras de serviços para grandes instituições financeiras.

A Indra colabora com bancos de mais de 20 países e gerencia mais de 90 tipos de processos de negócio neste âmbito, com clientes nacionais como o Banco do Nordeste (BNB) e internacionais como o Santander.