A Postal Saúde adotou a solução Gesto Inteligente 2.0 (GI). Foto: Pressmaster/Shutterstock.

A Postal Saúde, caixa de assistência e saúde aos empregados dos Correios, adotou a solução Gesto Inteligente 2.0 (GI), desenvolvida pela Gesto Saúde e Tecnologia, que analisa banco de dados de operadoras para ações de saúde preventiva.

No total, 422 mil pacientes serão gerenciados pelo GI, que pode armazenar, combinar e analisar os dados de uma população e, por meio de mais de 120 algoritmos e modelos preditivos, fornece informações que podem ser usadas para reduzir o gasto das empresas.

A plataforma capta as informações de saúde de bancos de dados distintos - seja nas bases de utilização assistencial, informações cadastrais, dados dos programas de saúde, medicina ocupacional, folha de pagamento e programa de benefícios.

Para atender a base de titulares, dependentes e aposentados que compõem a carteira no Plano CorreiosSaúde, distribuídos por todo o território nacional, a Postal Saúde oferece uma rede credenciada com mais de 25 mil prestadores de serviços médicos-hospitalares e odontológicos. 

De janeiro a julho de 2015, por exemplo, foram autorizadas mais de 1,9 milhão de atendimentos em consultórios, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios e hospitais credenciados. No primeiro semestre deste ano, foram efetuados mais de R$ 685 milhões em pagamentos para a rede credenciada.

O diretor administrativo e financeiro da Postal, Fábio Souza, afirma que o trabalho desenvolvido visa a estabelecer ações de promoção e proteção da saúde. 

“Com o big data, possibilitaremos o cruzamento de informações, já que possuímos uma área voltada especialmente para análise de tendências de mercado e gestão em saúde. Por meio de indicadores, conseguimos fazer projeções relativas a nossa população e monitoramos até mesmo o adoecimento e o envelhecimento da base”, detalha.

Para atender as necessidades da Postal, a solução foi estruturada de forma ​a disponibilizar painéis de gestão e relatórios analíticos parametrizados para identificar e destacar as principais flutuações e ocorrências nas informações dos planos da carteira. 

O trabalho é realizado por meio de relatórios divididos em grandes temas, que são perfil demográfico, perfil de utilização dos serviços de saúde, perfil de custos da carteira e o perfil epidemiológico da população beneficiada. 

A Gesto Saúde e Tecnologia conta com mais de 150 clientes e gerencia mensalmente um banco de 2 milhões de pacientes.