Rafael Prikladnicki.

O projeto do software Kaizen, desenvolvido entre o Centro de Inovação Microsoft - PUC-RS, a Faculdade de Informática e as empresas ThoughtWorks e DBServer venceu o 4º Prêmio Inovação em Educação, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe). 

A divulgação foi feita em jantar comemorativo na terça-feira, 03. Foi o único projeto na área de TI destacado na premiação. 

Financiado com recursos de  R$ 120 mil do CNPq, o Kaizen é usado em um laboratório dentro do Tecnopuc no qual equipes desenvolvem projetos baseados em conceitos ágeis.

Conforme Rafael Prikladnicki, coordenador do projeto, nos últimos anos o processo de ensino de Engenharia de Software, tem passado por questionamentos sobre as estratégias tradicionais de ensino, como apresentação de teoria, aulas expositivas e leituras complementares.

“Os alunos encontram na indústria um cenário diferente do que é ensinado na academia”, resume  Prikladnicki, que também é diretor da Agência de Gestão Tecnológica da PUC-RS, a AGT.

Desde 2012, já foram capacitadas 15 pessoas em três turmas, uma por semestre. A próxima turma irá capacitar sete pessoas. Estudantes da PUC-RS representam 90% dos alunos envolvidos. 

Os resultados mostram um incremento na velocidade da equipe, do grau de adoção de boas práticas de desenvolvimento de software e uma mudança de postura dos alunos.

Além da capacitação dos alunos, a iniciativa também pertmite coletar dados que ajudem a avançar a pesquisa acadêmica sobre métodos ágeis de desenvolvimento de software, além de embasar um estudo sobre necessidades de capacitação da área de TI.