Luis Carlos Niedersberg, coordenador de TI da CEEE. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A gaúcha CEEE Distribuição realizou, com projeto da Advanced IT, a migração de sua base de dados do Oracle Database Enterprise 8.0.6 para a versão 10g do programa, com Real Application Clusters (RAC) em ambiente AIX.

Com a mudança, a empresa, que abrange 72 municípios e ocupa 32% do mercado gaúcho, alcançou um ganho de segurança e uma melhora de performance que atingiu diversos setores.

No atendimento telefônico, desde a conclusão do processo migratório, o tempo de atendimento médio teve uma redução de 25%, com usuários atendidos em cerca de dois minutos e dez segundos.

Com a redução, o atendimentovia 0800 da CEEE está 38% mais rápido que a média referencial do ramo elétrico, que é de 3 minutos e 27 segundos, sendo inclusive benchmark no setor.

O atendimento presencial também registrou um ganho com o emprego do novo sistema de dados. Antes do RAC, o tempomédio era de 6 minutos e 30 segundos e, após a clusterização, este tempo baixou para 6 minutos.  

Nos sistemas de faturamento e arrecadação, a demora dos processos era um dos principais problemas, segundo destaca a empresa.

Com a modernização, processos que levavam sete horas para serem concluídos, agora são realizado em cerca de uma hora, umas redução de 86%.

O processo de arrecadação, que levava em média três horas para ser concluído, diminuiu em 67%, caindo para uma hora.

Segundo a CEEE, na prática, isto significa uma redução de custos com pessoal nos processos de análise na área comercial e de TI, já que os ganhos de tempo tornaram desnecessários os turnos de pessoal à noite.

Segundo Luis Carlos Niedersberg, coordenador de TI da CEEE, o objetivo da implantação do RAC, que era reforçar a segurança do sistema, foi atingido.

“O que aconteceu foi que acabamos ganhando muito mais, com o ganho de tempo nos processos”, completou o coordenador.

ADVANCED

A Advanced IT possui um histórico de implantações de Oracle RAC pelo país – já são mais de 60 - e conta com o selo de parceira Oracle especializada em Real Application Clusters e em bancos de dados.

Sua área de infraestrutura é responsável pela gestão de 35Tb de dados em mais de 200 bancos de dados Oracle e SQL Server em seus clientes.

Recentemente, também no Rio Grande do Sul, o Centro Clínico Gaúcho adotou as soluções Database Standard Edition 11g, Oracle RAC 11g R2 e Oracle Grid Control em seu sistema operacional, com a colaboração da Advanced.