Quem se comunica no LinkedIn é mais visado. Foto: Flickr.com/photos/smi23le

Usuários do LinkedIn que compartilham conteúdo com suas conexões, pelo menos uma vez por semana, têm 10 vezes mais chances de ser contatados para novas oportunidades do que os que não postam nada.

A afirmação é da própria rede social, em post de autoria de Kevin Gu, Diretor de Produtos, publicado no blog oficial.

Recentemente, a marca anunciou que a base de usuários cresceu para 238 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2013. Em março, este número era 218 milhões. O lucro líquido foi de US$ 3,7 milhões neste período, um crescimento de 32% na comparação com a mesma época do ano anterior.

Para incentivar o engajamento dos membros, a rede social para conexões profissionais aponta quatro dicas para que as conversas com outros contatos surjam naturalmente.

1. Interaja de alguma forma: a primeira delas sugere o compartilhamento de pensamentos e informações de interesse do usuário. O LinkedIn oferece uma lista de canais de notícias e outra com 300 líderes influentes, como Richard Branson, Bill Gates e Angela Ahrendts. É possível expressar visualmente uma ideia ao iniciar um tópico com o upload de documentos, imagens e vídeos.

Compartilhar um conteúdo existente ou apenas clicar em “gosto” também é uma maneira de sinalizar para seu círculo profissional as questões e os temas que mais lhe interessam.

2 . Inicie uma conversa: o diretor considera que responder perguntas é uma ótima forma de posicionar-se como um líder de pensamento em um círculo profissional. Para isso, a rede oferece a possibilidade de criar grupos específicos para cada área ou especialidade.

Mostrar-se interessado em opiniões alheias e elaborar questões de necessidades de trabalho podem passar uma boa impressão para recrutadores e colegas de profissão.

3. Utilize os recursos disponíveis: a rede social aponta que para compartilhar nem sempre é preciso estar com a página do perfil aberta no navegador. O botão de inShare, utilizado por muitos portais de notícias (inclusive no Baguete), possibilita enviar conteúdos para sua página sem acessá-lo.

Em abril, a empresa lançou uma atualização para o seu aplicativo móvel na qual incentiva criar novas conexões e tópicos quando o usuário estiver remoto ou em um evento profissional.

4 . Mantenha o controle de suas atividades: para manter-se conectado e engajado, o executivo aponta o recurso de notificações, enviadas tanto para a própria página quanto para o e-mail, dependendo das suas configurações. Além disso, certifique-se de verificar como suas atualizações estão sendo recebidas por suas conexões. É possível saber o impacto do conteúdo compartilhado com os dados fornecidos de quantas pessoas leram, gostaram e comentaram sobre determinado tópico.