O Aeroporto de Miami adotou o Controle de Passaporte Móvel (Mobile Passport Control). Foto: Divulgação.

O Aeroporto Internacional de Miami (MIA) é o primeiro aeroporto do mundo a adotar o Controle de Passaporte Móvel (Mobile Passport Control) com apoio da SITA. O processo de entrada rápida nos EUA utiliza o próprio aplicativo do aeroporto. 

Com isso, os cidadãos dos EUA e os visitantes canadenses que chegam a Miami agora podem usar o aplicativo MIA Airport Official app para enviar detalhes para a Proteção das Alfândegas e Fronteiras dos EUA (CBP). Depois, recebem um código de barras no telefone para apresentar para autorização.

O novo serviço móvel, parte do SITA iBorders TravelAuthorization, tem base na experiência de assistente de viagens pessoal já oferecida aos passageiros de Miami.

"O objetivo do nosso aplicativo móvel sempre foi colocar o máximo de serviços possível na palma da mão do viajante. Agora, com a ajuda da tecnologia inovadora da SITA, além de encontrar facilmente o caminho para tudo o que você precisa no MIA, os passageiros norte-americanos também podem passar pelo controle de passaportes com o mesmo aplicativo",  diz Emilio González, diretor de aviação do Miami-Dade. 

O Aeroporto Internacional de Miami oferece mais voos para a América Latina e o Caribe do que qualquer outro aeroporto dos EUA, sendo o terceiro aeroporto mais movimentado da América para passageiros internacionais.

A SITA oferece serviços como o kit de desenvolvimento de software (SDK). O pacote foi autorizado pelo CBP para aeroportos, companhias aéreas e outros provedores de aplicativos de viagem para incorporar o processo de entrada em seu próprio aplicativo para dispositivos móveis.

"Estamos muito satisfeitos por ser um parceiro tecnológico do MIA, pois se tornam os primeiros a incorporar a conveniência do US CBP Mobile Passport Control em seu aplicativo no aeroporto. A satisfação do passageiro aumenta quando soluções de tecnologia, como as da SITA, facilitam sua jornada s usando apenas um aplicativo", afirma Randy Pizzi, presidente da SITA para Américas.

Hoje, o SDK da SITA está disponível para qualquer aeroporto internacional nos EUA ou qualquer companhia aérea que voe para os EUA. A SITA também está em conversas com outros governos que procuram digitalizar seus procedimentos de cartão de pouso, alfândega e limitações.

O portfólio da SITA abrange desde serviços gerenciados de comunicações globais e infraestrutura até soluções de eAircraft, gerenciamento de passageiros, bagagem, self-service, aeroporto e gerenciamento de fronteiras.

Com presença em mais de 1 mil  aeroportos em todo o mundo, a SITA atende a mais de 2,8 mil clientes em mais de 200 países. Em 2016, a SITA registrou receita consolidada de US$ 1,5 bilhão.