A Camorim atua ao longo de toda a costa brasileira. Foto: Divulgação
A Camorim, empresa brasileira de serviços marítimos, acaba de migrar sua operação para a nuvem da Microsoft com apoio da SOU.Cloud.
De acordo com Alexandre Cândido, gerente de TI da Camorim, a equipe estava trabalhando com servidores antigos, que não suportavam a rotina da empresa.
A primeira mudança para a nuvem focou no sistema de e-mails da empresa, que migrou para Microsoft Exchange, sistema de correio eletrônico e calendários corporativos.
“O antigo sistema de e-mails era barato, mas falhava muito. Então, escolhemos partir para algo que funciona melhor e que tem maior segurança, além de funcionar em qualquer máquina. Ficou mais funcional, dá para trabalhar de qualquer lugar”, explica Cândido.
Depois, a empresa investiu no SharePoint, plataforma de aplicações web da Microsoft, para utilizá-lo na criação de portais e intranets empresariais, gestão de conteúdos, gestão documental e criação de portais colaborativos.
Além disso, a Camorim também investiu na utilização do Microsoft Intune, serviço com foco em MDM (gerenciamento de dispositivo móvel) e em MAM (gerenciamento de aplicativo móvel), e no Microsoft Teams.
“O Teams é a nossa ferramenta de comunicação. Os diretores gostam muito porque além do chat, ele também tem calendário, dá para organizar tudo por ali, inclusive agendar as reuniões. Além disso, antes eu tinha equipes trabalhando em várias ferramentas diferentes. Então, agora temos um padrão”, destaca Cândido.