EM BUSCA DOS GRANDES

Neogrid: reforço na divisão de parcerias

04/07/2014 08:24

Mozart Marin.

Tamanho da fonte: -A+A

A Neogrid contratou o ex-diretor de canais da Progress para a América Latina, Mozart Marin, para liderar sua divisão de parcerias estratégicas e alianças globais. O movimento representa  mais uma tacada da empresa na sua busca por expandir a abrangência de suas soluções focadas em supply chain.

A fornecedora de tecnologia para gestão de cadeia de suprimentos sediada em Joinville já trabalha há algum tempo com foco na expansão de mercado.

Tanto que, ao longo dos últimos meses, fortaleceu presença internacional e reforçou o portfólio com aquisições de empresas brasileiras de nicho como a fornecedora de software fiscal G2KA Sistemas e a Bis Company, fornecedora de soluções para visibilidade de estoques e vendas para indústrias e empresas de varejo.

O tipo de parceiro que está na mira de Marin tem outro perfil, no entanto. “Vou me concentrar em grandes players”, explica o executivo, que também traz no currículo passagens pelas áreas de vendas e parceiros de SAP, Oracle e Datasul.

O plano é atingir grandes consultorias e fabricantes de software que embarquem suas soluções focadas em supply chain.

Um exemplo é o acordo recente com a Nielsen, gigante de referência em monitoramento e análise do comportamento do consumidor, com a qual a Neogrid juntou suas soluções de supply chain.

As empresas unificaram sistemas complementares em um novo produto, o Supply Chain Insights e lançaram um novo serviço de inteligência de consumo, o Supply Chain Benchmark, focado em permitir a comparação de indicadores como rupturas, excessos e estoques virtuais, com as médias de mercado.

O plano é trazer outros cinco grandes aliados desse perfil dentro do intervalo de um ano. “Não é quantidade”, delimita Marin, citando que a ambição reside em aliados capazes de gerar valor e complementar aos esforços de vendas indiretas da fabricante.

Com esse tipo de parceiras, a NeoGrid pode se fortalecer também no mercado internacional.

Uma análise recente do Gartner apontou a empresa na zona alta dos players de nicho do Quadrante Mágico do Gartner para Serviços de Integração de Dados, em uma posição próxima a da dos líderes de mercado GSX, IBM e Liaison Technologies.

Na sua análise específica sobre a NeoGrid, o Gartner destaca como fortes da empresa a posição dominante no mercado brasileiro, o bom entendimento do mercado de integração de dados, a oferta compreensiva de colaboração e iPaaS, além da capitalização das regras de nota eletrônica na América do Sul.

Por outro lado, o instituto afirma que a Neogrid ainda está construindo sua estratégia internacional para o segmento, tem no momento um modelo de SLA “levemente imaturo”, aceitável para a América do Sul, mas não para competir no mercado internacional.

A NeoGrid não abre informações sobre resultados, mas em um comunicado para e imprensa no começo do ano o CEO Moacir Cardoso revelou planos de ultrapassar a barreira de R$ 500 milhões em faturamento “nos próximos anos”, habilitando a companhia para um IPO.

Parte do portfólio da Miguel Abuhab Participações (MAP), criada pelo executivo que ajudou a fundar a Datasul, a Neogrid está hoje presente em mais de 60 países, tem 600 funcionários e possui unidades em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

Veja também

SOLUÇÃO PARA VAREJO
NeoGrid adquire Bis Company

Empresa catarinense faz a segunda compra em pouco mais de três meses.

CONTRATAÇÃO
Andrade, ex-Indra, assume SAP na Meta

Com 14 anos de atuação na área SAP, novo diretor tem experiência em implementação, rollout, upgrade e AMS em SAP.

EXPANSÃO
NeoGrid amplia NF-e no Peru

Empresa implementou um software de nota fiscal eletrônica no Linio, maior varejista online do país.

INTEGRAÇÃO
Neogrid no Quadrante do Gartner

Empresa está em uma posição próxima a da dos líderes de mercado GSX, IBM e Liaison Technologies.

EXPANSÃO
Eyefreight abre escritório no Brasil

Empresa anuncia a contratação de Luiz Martins como diretor comercial e de operações para a América Latina.

PARCERIA
NeoGrid e Nielsen: Supply Chain na AL

Sistemas da NeoGrid e da Nielsen serão unificados no Supply Chain Insights.