LEQUE

Plusoft adquire DTM por R$ 27,8 milhões

04/05/2021 09:49

Empresa era parte do grupo Ibope e atua na área de marketing de relacionamento.

Solemar Andrade, CEO da Plusoft.

Tamanho da fonte: -A+A

A Plusoft, empresa brasileira de software de gestão de relacionamento com clientes (CRM), fechou a compra da DTM, empresa do grupo Ibope especializada em marketing de relacionamento, em um negócio de R$ 27,8 milhões. 

A empresa tem uma grande base de dados sobre preferência de consumidores, além de fazer monitoramento de redes sociais e uso de técnicas de estatística para campanhas de marketing. 

É um nicho de mercado antigo na área de comunicação, revitalizado nos últimos tempos pelo buzz em torno de termos como big data e a alta do marketing digital, que usa as mesmas ferramentas em outro contexto.

Com a compra, a Plusoft agrega os 150 funcionários da DTM, a maioria deles estatísticos, ou, como se diz hoje em dia, cientistas de dados, além de uma carteira de 30 nomes incluindo grandes varejistas como Leroy Merlin, Pague Menos; montadoras como Ford, Citroen e Hyundai e operadoras como Claro e TIM.

A Plusoft já tinha 300 funcionários. A empresa tem uma base de 185 clientes, nos quais atende 70 mil usuários. Existe pouca sobreposição entre as duas bases. O faturamento das duas empresas juntas deve ser de R$ 100 milhões em 2021.

“Estamos entusiasmados com a aquisição. Temos excelentes oportunidades para integrar soluções de ciências de dados ao portfólio da Plusoft, gerando insights poderosos para os nossos clientes e ampliando os horizontes desses negócios”, diz Solemar Andrade, CEO da Plusoft.

Segundo Bernardo Canedo, fundador da DTM, que assumirá a vice-presidência-executiva da Plusoft, a DTM buscava se associar a uma empresa alinhada à sua expectativa de crescimento. 

“A conversa com a Plusoft começou há quase um ano com esse mote. Data Science e CRM estão na crista da onda e passamos a achar que precisávamos surfar essa onda”, comenta ele.

A DTM está no mercado desde 2004 e chegou a fechar uma fusão com o Ibope, referência brasileira em pesquisas de consumidor, em 2013.

Em 2014, a multinacional Kantar comprou a parte do Ibope focada em medição de audiência de TV. A empresa de pesquisa, conhecida pelos levantamentos eleitorais, seguiu independente com o nome Ibope Inteligência, licenciando o nome Ibope dos novos donos. É aqui que ficava a DTM.

No final de janeiro, o Globo revelou que com o final do contrato de licenciamento com a Kantar, a versão independente do Ibope deixaria de existir.

A família Montenegro, que controla a Ibope Inteligência, deixou  o ramo após 79 anos de atividade. Alguns dos executivos formaram o Ipec (Inteligência, Pesquisa e Consultoria), também na área de pesquisa.

Já há alguns anos que a Plusoft vem agregando novas soluções ao seu portfólio, se definindo nos últimos anos como uma empresa de Human Experience (HX), agregando funcionalidades de automação de marketing, sistemas de tomadas de decisão, consultoria de relacionamento e ciência de dados.

Veja também

CRM
Oliveira, ex-IT Midia, está na Plusoft

Profissional era editora executiva na IT Midia e fez carreira na mídia especializada em tecnologia.

RAIO X
Quem é quem no mercado Salesforce

Estudo da ISG mostra mercado ainda muito concentrado em grandes fornecedores.

USINA
Unibras adota ERP da Cigam

A empresa comprou uma fábrica de biocombustíveis parada há quase 10 anos.

APOIO
Sebrae endossa RD Station

Meta é atingir 100 mil micro e pequenas empresas com cursos e software com desconto.

VENDAS
Le biscuit adota CRM da Salesforce com Solutis

Varejista é especializada em material escolar, artigos de decoração, brinquedos e utilidades para o lar.

VENDAS
Unimed Tatuí adota CRM da SMark

Empresa pretende triplicar a cartela de clientes na área de planos de saúde em 2021.

CHEGUEI
Zoho abre sede em Florianópolis

Indianos tem uma gama ampla de softwares e vem tateando o mercado brasileiro desde 2017.

FECHOU
Totvs paga R$ 1,8 bi pela RD Station

Startup vinha sendo disputada com a Locaweb desde o começo do ano. É a maior compra da Totvs.

AGRO
Biotrop: ERP, CRM e nuvem da Microsoft

Projetos foram entregues por uma dobradinha da Solo Network com Inove.

VENDAS
Lojas Lebes: CRM com Pmweb

Varejista implantou a solução Pmweb 360 nas mais de 160 unidades físicas da rede.