A aliança entre DZ Estúdio e 2Cloud iniciou com a campanha Te Joga. Foto: Emmanuel Denaui.

A DZ Estúdio, agência digital com sede em Porto Alegre, contratou a 2Cloud, empresa especializada em cloud computing com data centers em Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte, como seu parceiro de infraestrutura em nuvem.

Com isso, a agência passou a hospedar na infraestrutura da 2Cloud projetos realizados para diversos clientes, além de encaminhar empresas atendidas para a hospedagem do parceiro – caso da imobiliária Crédito Real, cliente da DZ cujo website tem alto volume de acessos e utiliza muitas aplicações web, requisitando alta disponibilidade de banco de dados.

A aliança iniciou para um projeto pontual: a realização da campanha Te Joga, uma ação da Rede Globo em parceria com a Sprite, que contou com a instalação de um toboágua em uma das ladeiras mais famosas de Porto Alegre, que foi liberado para utilização pelo público durante um domingo.

“Percebemos que a ação teria uma grande repercussão nos meios digitais. Sabíamos que geraria muito buzz em redes sociais e, principalmente, muito tráfego quando abrissem as inscrições, que eram limitadas. Percebemos a necessidade de buscar um parceiro que conseguisse nos entregar um ambiente web que fosse escalonável de acordo com cada momento da campanha: teaser, abertura e encerramento de inscrições”, explica ele.

A 2Cloud dimensionou a estrutura de servidor necessária para cada etapa da ação. A DZ Estúdio possuía 3 Mbps de link dedicado contratado com a 2Cloud No dia em que foram abertas as inscrições pelo hotsite, a capacidade foi aumentada para 40 Mbps, em função dos picos que chegaram a 1,6 mil acessos simultâneos.

“Trabalhamos em um modelo de co-gestão do ambiente, com consultores dedicados ao monitoramento da utilização de servidores pelos clientes. Com isso, oferecemos, além de um atendimento rápido e próximo, também elasticidade: quando notamos o aumento do tráfego, estamos aptos a fornecer mais banda”, explica Gabriel Goltz, diretor da 2Cloud.

Depois deste projeto, a DZ voltou a contar com os serviços da 2Cloud no projeto Meu Planeta Coca Cola, uma ação que a Coca Cola realizou em paralelo ao evento Planeta Atlântida, realizado pelo Grupo RBS na praia de Atlântida, no litoral gaúcho, em janeiro de 2016.

O Meu Planeta Coca Cola englobou um hotsite, desenvolvido pela DZ,  pelo qual os usuários podiam criar set lists a serem votadas pelos internautas, premiando os cinco mais votados com entradas para espaço vip da Coca Cola no Planeta Atlântida, kits de prêmios, entre outros brindes.

“A equipe de desenvolvimento da DZ é formada por programadores web. Não temos profissionais com formação clássica de TI e conhecimento aprofundado de servidores. Por conta disso, é fundamental termos um parceiro para nos auxiliar na tomada de decisão de qual o ambiente adequado para cada projeto”, detalha Neves.

A DZ Estúdio oferece serviços como planejamento de presença digital, estratégia para performance digital, criação de campanhas, interactive design, geração de conteúdo para redes sociais, blogs, sites e projetos especiais, além de atuar no desenvolvimento de plataformas, sites, mobile e social apps e em mídia de performance e branding, mídia programática e social ads.

 A agência também fornece serviços de business intelligence (BI), com análise de performance digital, monitoramento de redes sociais e desenvolvimento de produtos e serviços digitais.

A carteira de clientes da DZ Estúdio tem empresas como Melnick Even, Sicredi, Grupo RBS, Nutrella, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Renner e Fiergs – Sesi, Senai e IEL, entre outras.