Governador Raimundo Colombo lançou a Rede de Inovação. Foto: divulgação.
O governo de Santa Catarina lançou na terça-feira, 02, o projeto Rede Catarinense de Inovação, que terá investimento de R$ 40 milhões para construção de centros em 10 cidades pólo do estado para abrigar incubadoras de tecnologia, laboratórios de pesquisa, estruturas para treinamentos e educação profissionalizante.
A lista de municípios inclui Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, São Bento do Sul e Lages – neste último, o centro de pesquisa já está em construção.
Conforme Maria Augusta Orofino, coordenadora do Inova@SC, programa da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, que comanda o projeto, o modelo vinha sendo desenvolvido há dois anos, desde a primeira missão oficial do governo do estado àEuropa.
“A rede é baseada em uma iniciativa desenvolvida em Barcelona, que integra empresas, universidades e a administração pública em um esforço conjunto para desenvolver novas formas de produção e novos produtos”, explica ela.
O governador catarinense Raimundo Colombo explica que os centros de pesquisa serão prédios de 4,5 mil metros quadrados nas cidades maiores e de 2,5 mil metros quadrados nas menores.
Os terrenos serão doados pelas prefeituras e a Fapesc fará investimentos na área de pesquisa, especialmente na área de incubação de empresas.
Todos os centros serão construídos dentro de parques tecnológicos dos municípios.
A previsão de início das obras é para maio e, segundo Colombo, as licitações estão abertas e devem estar concluídas até o final de abril.