Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital. Foto: divulgação.

A BizCapital, fintech que concede empréstimos on-line para micro e pequenas empresas (MPEs), adotou o IBM Watson Assistant na nuvem pública da companhia para criar a Berta, sua assistente virtual que agora realiza o atendimento aos clientes.

Na prática, a Berta responde dúvidas sobre produtos e os requisitos para pedir crédito, explica as etapas do processo e dá informações sobre status dos pedidos realizados, condições e saldos, além de indicar documentos faltantes.

Em quatro meses de existência, a assistente foi responsável por 89,6% dos atendimentos aos clientes, oferecendo suporte aos empreendedores a qualquer horário.

Neste período, a BizCapital registrou 6.861 atendimentos fora do horário comercial, contando fins de semana e feriados, chegando à marca de 14.669 atendimentos realizados no total desde setembro de 2020.

Desde que a assistente virtual começou a operar, o tempo de atendimento caiu de cinco minutos, considerando o telemarketing tradicional, para 47 segundos. 

Segundo a startup, o projeto nasceu por conta do cenário de endividamento gerado pela pandemia e para atender todas as solicitações de crédito recebidas de forma ininterrupta.

De acordo pesquisa do Sebrae, 33% das micro e pequenas empresas brasileiras possuem dívidas e empréstimos em aberto, que estão com o pagamento atrasado, enquanto 51% tentaram buscar empréstimo nesse período. 

Entre março e abril de 2020, a BizCapital já pôde perceber um aumento de 19% em solicitações de empréstimo por dia útil em comparação com o mesmo período do ano anterior. O número de acessos à plataforma aumentou quatro vezes com relação a 2019.

“Contar com IBM Watson e a nuvem da IBM em nossa assistente virtual foi fundamental para dar mais agilidade às demandas dos clientes e ajudá-los no momento que mais precisam", afirma Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital.

Para a IBM, os avanços em IA, automação e nuvem híbrida estão transformando a forma como empresas alcançam a satisfação do cliente e alta disponibilidade é um fator essencial para gerar engajamento.

“Com as capacidades de Watson na nuvem pública IBM, a BizCapital conseguiu disponibilizar um canal de comunicação personalizado e automatizado para continuar ajudando as empresas brasileiras com ainda mais agilidade", destaca Marcela Vairo, líder de cloud, data platform & AI apps da IBM Brazil.

Fundada em 2016, a BizCapital oferece linha de crédito de até R$ 200 mil para pessoa jurídica e conta com mais de 5 mil clientes em mais de 1,2 mil cidades brasileiras.

Em junho de 2020, a fintech recebeu um aporte de R$ 65 milhões em rodada de investimentos série B liderada pelo DEG, braço de investimento internacional do banco de desenvolvimento alemão KFW.