A Ceitec recebeu a certificação ISO 9001:2008. Foto: Divulgação.

A Ceitec, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), recebeu a certificação ISO 9001:2008, norma reconhecida internacionalmente que garante a gestão da qualidade de uma empresa.

O back-end da fábrica foi a área certificada. Lá são realizadas as etapas de teste, afinamento e corte dos wafers de silício contendo os chips. A Ceitec desenvolve soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para aplicações específicas (ASICs).

"As etapas de produção de chips que ocorrem no back-end são fundamentais para a viabilidade do produto", avalia o presidente da empresa, Marcelo Lubaszewski.

A certificação ISO foi obtida após auditoria realizada pela empresa ABS Quality Evaluations, que verificou se os processos estão sendo realizados de acordo com os documentos emitidos dentro do Sistema de Gestão da Qualidade (SQG) da Ceitec.

Segundo o diretor de Desenvolvimento de Produtos & Negócios, Reinaldo de Bernardi, a ideia é que a certificação ISSO seja gradualmente aplicada a outras áreas da empresa. 

"Nossa certificação garante que a Ceitec está focada no aprimoramento da gestão, e consciente de que a melhoria contínua é mandatória para manter a qualidade dos produtos. A meta agora é expandir, buscando a certificação de outras áreas", afirmou o executivo.

A área de back-end contribuiu para a empresa ter alcançado, em fevereiro deste ano, a marca de 18 milhões de chips produzidos e entregues aos clientes da Ceitec.

O número refere-se ao CTC13001, produto direcionado para aplicações em logística, inteiramente projetado e desenvolvido pela empresa. O chip está na terceira versão e foi o primeiro circuito integrado a alcançar a condição de bem com tecnologia desenvolvida no Brasil, por meio da Portaria nº 508/2013, do MCTI.