Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Banco Original adotou soluções da Oracle para agilizar as operações e o acesso aos dados de investimentos e de outros serviços da instituição.

No projeto, a empresa fez a migração do banco de dados do Super Cluster para o Exadata, com mais de 50 milhões de arquivos, dezenas de áreas e plano de homologação.

Com isso, o tempo de execução de serviços nas áreas internas teve uma redução de 25%, em média. 

Já a integração de dados da fatura do cartão de crédito, que antes levava 8 horas, agora poderá ser feita em apenas 1 hora. Anteriormente, o tempo de processamento de arquivos era de 1 hora para 6 mil documentos e, hoje, são 46 mil no mesmo intervalo de tempo. 

O Original também implantou o Oracle WebCenter Content, sistema de colaboração de conteúdo e dados da empresa, para ampliar a comunicação e a colaboração de áreas-chave do banco, como operações, produtos e tecnologia.

Segundo a companhia, a ferramenta automatiza o processamento dos dados e documentos necessários para os negócios, bem como para os clientes, aumentando a precisão e a transparência da transação.

Outra vantagem apontada é o tempo de retorno das APIs da solução, que gerou um ganho de quase 45% no tempo de respostas em comparação com a solução anterior.

O Oracle WebCenter Content ainda compartilha e permite a criação e publicação de conteúdo em diversos canais, como web, celular, assistente digital e aplicativos. 

Segundo a empresa, a implementação foi realizada de forma segura, sem impactar nenhum setor do banco. Na segunda quinzena de outubro, todos os clientes começaram a ter acesso às atualizações da plataforma.

Os benefícios teriam chegado aos clientes em diversos níveis de interação com mais agilidade: abertura de conta, realização de investimentos, câmbio de moeda, aplicações em fundos ou consulta e pagamento de cartão.

"Otimizamos nosso trabalho e ganhamos tempo para pensarmos ainda mais em como inovar", afirma Luiz Henrique Guimarães de Freitas, superintendente executivo do Banco Original.

O Banco Original atua nos segmentos varejo, corporate e agronegócio, intitulando-se como o primeiro banco 100% digital do Brasil. Seu projeto começou em meados de 2013, com investimentos que chegaram a R$ 600 milhões na construção da plataforma digital. 

Nascida em 1977 no Vale do Silício, a Oracle tornou-se uma empresa de capital aberto em 1986. Contando com mais de 138 mil funcionários, fechou o ano fiscal de 2019 com receita total de US$ 39,5 bilhões.