HP disponibiliza Haven na nuvem. Foto: divulgação.

A HP anunciou nesta quarta-feira, 03, a disponibilidade de sua suíte de aplicações HP Haven, voltada a aplicações e análise de Big Data, no formato de software como serviço (SaaS).

Com a novidade, a empresa quer levar suas aplicações Vertica, de bando de dados, e Idol, de processamento de registros, para empresas de todos os portes, usando o acesso baseado no Helion, serviço de nuvem da multinacional.

Segundo comunicado divulgado pela companhia, as soluções devem chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2015, e serão parte fundamental para a aceleração da empresa no mercado de Big Data.

Conforme destacou a companhia, o Vertica OnDemand terá capacidades semelhantes à sua versão on-premise para analisar grandes volumes - na casa dos terabytes - de dados estruturados. A modalidade online pode ser colocada para rodar em 30 minutos, acomodando 10TB em uma única implementação.

Por sua vez, o Idol OnDemand é destinado a desenvolvedores web que desejam analisar registros em texto e processar funcionalidades em seus próprios apps, ligando-os a aplicações externas.

De acordo com a HP, a suite parte do preço de US$ 999 por mês, variando de acordo com o uso e recursos implementados.

Para Robert Youngjohns, gerente geral da HP Software, a solução chega para atender rapidamente a demanda de empresas que necessitam lidar com dados em alta velocidade e sensibilidade de contexto.

"Com o anúncio de hoje, estamos fazendo nossa plataforma de Big Data mais acessível e adaptável do que nunca, dando a clentes, parceiros e desenvolvedores um pacote de recursos para criarem negócios movidos a dados", destacou.