A Microsoft lançou a terceira edição do #EuPossoProgramar. Foto: flickr.com/hocolibrary.

A Microsoft lançou a terceira edição do #EuPossoProgramar, campanha que oferece às crianças e jovens a oportunidade de dar os primeiros passos na programação. No Brasil o lançamento será na abertura do World Congress on Information Technology (WCIT), em Brasília.

Esta iniciativa oferece uma série de cursos online gratuitos, começando com #AHoraDoCodigo, em parceria com a Code.org, que por meio dos personagens do Minecraft ou Ana e Elsa, de Frozen, ensina a programar.

A etapa seguinte é o Aprendendo a Programar que, em parceria com a Comunidade de TI, oferece cursos mais avançados de programação na nuvem com Azure e Windows. 

Ao finalizar os cursos, o aluno recebe um certificado eletrônico gratuito da "Microsoft Virtual Academy”. 

“Acreditamos que com iniciativas como esta levaremos a Ciência da Computação a um número cada vez maior de jovens que terão acesso a esta poderosa ferramenta para desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas”, afirma Rodolfo Fücher da Microsoft Brasil.

No Brasil o programa tem parceria com o Programaê!, iniciativa da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo, criada em 2014, que visa a mostrar que todos podem construir e se expressar por meio da tecnologia, reunindo alunos, professores e pais .

A #EuPossoProgramar é uma oportunidade para crianças e jovens, além de educadores, adquiram habilidades críticas, raciocínio lógico e resolução de problemas. 

O programa terá destaque entre os dias 03 e 07 de outubro no site #EuPossoProgramar.

A iniciativa conta ainda com o apoio do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, e de ONGs como a ATN, CDI/Recode e Trust for the Americas.