16 milhões de brasileiros acessam internet enquanto assistem TV. Foto: Marcos Mesa Sam Wordley/Shutterstock.com

Tamanho da fonte: -A+A

Acessar a internet ao mesmo tempo em que se assiste à televisão já é uma realidade para 16 milhões de brasileiros. É o que aponta o estudo Social TV, realizado pelo Ibope Media. 

A troca de mensagens em comunicadores instantâneos é a principal atividade desses espectadores de programas televisivos. No entanto, 38% deles publicam comentários sobre as atrações assistidas nas redes sociais. Segundo a Proxxima, esse número representa um salto de 136% em relação a 2012, quando a empresa divulgou a primeira pesquisa sobre o assunto.

O público feminino e os jovens em geral são os dois grupos mais propensos a aliar as duas atividades.

Dados do relatório apontam que, em São Paulo e Rio de Janeiro, 65% das pessoas que publicam a respeito de algum programa durante sua transmissão são mulheres e 66% delas estão na faixa dos 10 a 29 anos de idade.

O estudo também conclui que grande parte (80%) do público que comenta nas redes enquanto assiste à TV já trocou de canal ou ligou a televisão para conferir um programa que foi sugerido ou comentado em uma mensagem que recebeu pela internet.

Fatos considerados engraçados são os mais comentados - 64% dos paulistas e cariocas afirmam que atrações desse tipo são as que mais geram repercussão; eventos polêmicos (44%) e trágicos (25%) vêm na sequência.