Reitoria da UPF confere os sistemas de bibliotecas virtuais implantados na universidade. Foto: divulgação.

A Universidade de Passo Fundo anunciou o lançamento de dois novos ambientes virtuais, disponbilizando aos alunos bibliotecas online para a consulta e leitura de títulos acadêmicos.

Com a Biblioteca Virtual Pearson e a Biblioteca Virtual Minha Biblioteca, a universidade conta agora com aproximadamente 3,5 mil livros, de diversas editoras, na nuvem.

O material pode ser acessado por alunos e professores a qualquer momento, usando suas senhas de usuário da biblioteca.

Conforme a supervisora da rede de bibliotecas da UPF, Laíde Mühl, os ambientes virtuais não possuem limite de visitação e de acessos simultâneos.

As aplicações operam fora do sistema de gestão Pergamum, utilizado pela biblioteca da UPF, que conta com uma biblioteca central no campus da universidade e nove unidades setoriais, com um catálogo físico de aproximadamente 252 mil livros.

"No caso da Minha Biblioteca, porém, os alunos podem fazer as consultas pelo Pergamum, que redireciona os alunos ao livro em si, dentro do catálogo online da Minha Biblioteca", explica.

A Biblioteca Virtual Universitária 3.0 Pearson reúne obras das editoras Artmed, Ática, Casa do Psicólogo, Contexto, IBPEX, Manole, Papirus, Pearson e Scipione.

As consultas aos livros são realizadas dentro de um ambiente próprio da solução, acessando o site da Pearson.

O site conta com ferramentas como pesquisa inteligente, marcadores de páginas, anotações personalizadas, e impressões de páginas avulsas ou capítulos avulsos com valores de fotocópia (opcional). Também há a possibilidade de compra dos livros físicos, com descontos de até 40%.

A Minha Biblioteca conta com livros acadêmicos da Grupo A, Atlas, Grupo GEN e Saraiva. Este catálogo apenas contempla os estudantes de direito da UPF, mas o plano é ampliar as áreas conforme a popularização dos acessos, conforme explica Laíde.

"Ainda estamos no início do trabalho com a ferramenta, informando aos alunos da novidade. A expectativa para o sistema é grande", destaca a supervisora.

VANTAGENS

Para a supervisora da biblioteca da UPF, o emprego dos e-books chegam para dar um novo suporte ao aluno e evitar problemas comuns como indisponibilidade de títulos e necessidade de reservas.

"O aluno tem acesso imediato aos títulos e não tem restrições. Não é preciso devolver nem se preocupar com renovações ou multas", afirma.

O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza, destaca que a iniciativa da instituição tem o intuito de priorizar investimentos na qualificação acadêmica.

“A ampliação da base de dados da biblioteca, aliada à flexibilidade de acesso dos materiais, veio ao encontro dessa política institucional”, destaca o reitor.

Na manhã de sexta-feira, 14, o sistema foi apresentado ao reitor, à vice-reitora de Graduação e ao vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Júnior pelas colaboradoras da Rede de Bibliotecas.