O Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc utilizará o Smart Mobility para pesquisas. Foto: Divulgação.

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, estabeleceu parceria com a Prefeitura Municipal para utilização do Smart Mobility. A Instituição poderá consultar a base de dados do sistema para elaboração de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O Smart Mobility permite aplicar dados e tecnologia à geração de inteligência em mobilidade, sendo composto por cinco fases: diagnóstico, estimativa de demanda, simulação, intervenção, além de monitoramento e acompanhamento do trânsito.

Desde setembro de 2017, a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) armazena dados de fluxo de veículos provenientes dos radares de velocidade, além de informações de engarrafamentos por meio de uma parceria com o Waze. 

Os dados são processados e cruzados com outras informações, como o SIMGeo (sistema de informações georreferenciadas do município), OpenStreetMaps (repositório aberto de informações cartográficas) e números do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

O professor Fabiano Baldo, do Departamento de Ciência da Computação, relata que a parceria com o Sepud tem viabilizado a realização de vários trabalhos de pesquisa - em graduação, pós-graduação e extensão - principalmente relacionados ao Núcleo de Estudos sobre Mobilidade Sustentável (Nemobis).

Dentro do Nemobis, a universidade realiza desde 2015 a avaliação da qualidade das ciclovias e ciclofaixas da cidade de Joinville. Além disso, já foram desenvolvidos diversos outros projetos de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. 

“Com a criação do big data de mobilidade, a universidade poderá desenvolver trabalhos de análise de dados sobre mobilidade até então impossíveis. Com a participação das universidades neste trabalho a cidade terá muito a ganhar, pois a academia conta com profissionais especializados na transformação dessas informações em conhecimento relevante para o planejamento da mobilidade de Joinville”, detalha.

A Udesc tem 12 unidades distribuídas em nove cidades de Santa Catarina além de 32 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação (UAB/MEC).